29 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Política

Licença paternidade pode ter período ampliado em seis vezes

Projetos de lei em tramitação preveem o aumento, que atualmente é de apenas cinco dias

Atualmente, dois projetos de lei que preveem o aumento da licença paternidade tramitam no Senado. Um deles é o PL 3773/2023, que aumenta o período, que atualmente é de apenas cinco dias, para 30 nos primeiros dois anos de vigência da lei. Depois, o prazo dobra para 60 dias. A previsão é que ele seja votado até o dia 8 de julho e a proposta divide opiniões.

As mães seriam as mais beneficiadas com a aprovação e, é claro, a aprovam. “Se ele pudesse ficar mais de cinco dias em casa seria muito bom. Mais um mês, quem sabe. Porquê aí o bebê já está com um mês, aí ajuda bem mais. Então eu acho que esse projeto, se for aprovado, vai ajudar muito”, explica Shayane Furtado, mãe e analista de RG.

No entanto, dois principais setores serão afetados: a Previdência, que terá que bancar essa licença, e as empresas, que perderão um funcionário por, ao menos, um mês.

“Alguém tem que pagar essa conta, aí nós temos o caso das empresas e do governo. Essa licença, assim como a licença maternidade, deve ser bancada pela Previdência Social. Deve existir uma previsão orçamentária para saber qual é esse impacto”, destaca a advogada Priscila Coelho.

Assista a reportagem de Taísa Kisiel

           

             

Perícia investiga identidade de corpo encontrado na capital

Principal suspeita é de que seja de idoso desaparecido há mais de 10 dias

De acordo com a Polícia Científica de Santa Catarina, ainda não há previsão para identificar o corpo encontrado neste sábado (24) em uma região de costão na Lagoinha do Leste, no Sul da Ilha. A dificuldade se deve ao avançado estado de decomposição da vítima, que devia estar há alguns dias apodrecendo no local. A instituição explicou que encaminhou o corpo para a Superintendência em Florianópolis.

Continue lendo