26 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Livro é lançado com ilustrações da Guerra do Contestado feitas por Hassis

Livro narra em imagens a guerra que durou quatro anos em regiões entre Santa Catarina e Paraná

Com 78 ilustrações do renomado artista plástico Hassis, o livro “Guerra do Contestado Ilustrada” é lançado às 18h desta sexta-feira (26). Promovido pela Editora da UFSC, o evento acontece na Igrejinha da UFSC, no Campus de Florianópolis. As ilustrações são do ano de 1984, feitas por Hassis com a tinta nanquim, pela técnica bico de pena, pelo artista plástico catarinense Hassis. O texto, que narra a saga do conflito e seus impactos, é de autoria de Marli Auras, professora aposentada da UFSC.

O lançamento prevê também uma palestra sobre o tema, ministrada pelo professor Godofredo de Oliveira Neto, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e autor de obras sobre a Guerra do Contestado. Além disso, está marcado um show musical, com os artistas Iara e Pedro Germer. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

As ilustrações em preto e branco de Hassis convidam o leitor a mergulhar na história da Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 e 1916. Muitas das delas são acompanhadas de anotações do próprio artista, enriquecendo a compreensão das cenas retratadas. O livro também inclui um postal colorido avulso reproduzindo o mural “Contestado – Terra Contestada” de Hassis, que á esteve exposta em Florianópolis, no Terminal Rodoviário Rita Maria e atualmente faz parte do acervo do Museu do Contestado, em Caçador.

 

A Guerra do Contestado foi um episódio violento que ocorreu no Meio-Oeste, em regiões catarinense e paranaense, e foi marcado por um prolongado litígio entre os estados. “Milhares de nossos humildes e laboriosos patrícios (homens, mulheres e crianças, famílias inteiras), à margem dos poderes constituídos e em constituição na República Velha, viram-se relegados à inapelável e desumana condição de sobras, de entulho humano, graças ao livre desenrolar das forças econômico-sociais então vigentes”, descreve Marli, escritora do livro.

Durante quatro anos, essa região viveu em zona de conflito. Hiedy de Assis Corrêa, conhecido como Hassis, cujo avô teve participação ativa nas batalhas do Contestado, sempre foi fascinado por esse tema. Nascido em Curitiba, em 1926, Hassis faleceu em Florianópolis em 2001.

“Impossível acompanhar com indiferença a sucessão de quadros, a força histórico-cronológica de sua admirável representação artística e a sua leitura humanista da luta cabocla”, escreve Marli no prefácio da obra.

Confira algumas das ilustração de Hassis publicadas em Guerra do Contestado Ilustrada

Foto: Reprodução

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano