25 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Lua Cheia Rosa: fenômeno será visível no Brasil nesta terça-feira

Foto: Banco de imagens/ Freepik

Apesar do nome, a Lua não possui essa coloração

Nesta terça-feira (23), os brasileiros poderão presenciar a quarta lua cheia do ano, conhecida como Lua Cheia Rosa. Apesar do nome sugestivo, a Lua não adquire essa tonalidade peculiar. Segundo a NASA, o fenômeno poderá ser observado a olho nu a partir das 17h30, no horário de Brasília.

A designação “Lua Rosa” deriva do momento em que as flores começam a desabrochar na primavera do Hemisfério Norte, uma nomenclatura originária dos nativos da América do Norte. Este é apenas um dos muitos nomes atribuídos à lua cheia por diferentes culturas ao redor do mundo. Os chineses, por exemplo, referem-se a essa mesma fase lunar como “Lua das Peônias”.

Agenda astronômica

O próximo fenômeno astronômico que poderá ser observado no Brasil será o Eclipse Lunar Penumbral, agendado para o dia 16 de maio. Nesse evento, a Lua adentrará a parte mais difusa da sombra da Terra, conhecida como penumbra.

Ao contrário dos eclipses lunares totais, onde a Lua fica completamente coberta pela sombra (umbra) da Terra, neste caso, apenas a penumbra é visível, o que dificulta a percepção de escurecimento. Essa mudança é mais facilmente detectada com o auxílio de câmeras acopladas em telescópios.