26 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Política

Lula e Trump se reuniram na Malásia e tarifaço foi tema principal do encontro

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O encontro entre os presidentes estava sendo costurado desde o rápido encontro na ONU

O tão esperado encontro entre Lula e Trump aconteceu no início nessa madrugada, na Malásia. A reunião durou cerca de 50 minutos. O tarifaço foi o primeiro assunto abordado pelas autoridades e o presidente americano afirmou que pode fazer acordo com o Brasil. As sanções feitas a ministros do STF também foram levadas por Lula para a conversa.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Durante o início do encontro, que foi acompanhado pela imprensa no início, Lula afirmou que “não há motivo para conflito entre Brasil e Estados Unidos”. Já Trump disse: “Acho que chegaremos a uma conclusão com o Brasil bem rapidamente”, disse.

Os presidentes responderam algumas outras perguntas da imprensa antes do encontro oficial. Porém, Lula pediu que as questões fossem feitas após a conversa entre eles.

De acordo com informações do jornalismo da Band, de Eduardo Barão que está na Malásia, o presidente americano falou sobre Bolsonaro, que o admirava, mas que o tópico não seria debatido na reunião.

Os dois mandatários estão no país asiático para participar da 47ª cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Este é o primeiro encontro formal entre os dois. Antes disso, Lula e Trump só tinham se cruzado brevemente na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Na ocasião, o americano disse logo em seguida durante seu discurso que “pintou química” entre eles.

Os presidentes já tinham conversado por telefone. Lula e Trump se falaram por uma chamada telefônica durante 30 minutos no dia 6 de outubro. Depois o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, tiveram uma reunião de uma hora no dia 16 de outubro. Os dois países avaliaram que a reunião foi boa.

“Ótima reunião”, diz Lula sobre encontro com Trump na Malásia

Pelas redes sociais, o presidente Lula afirmou que teve “ótima reunião” com Donald Trump e que “Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral”.

“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, escreveu.

Negociação do tarifaço entre EUA e Brasil deve começar ainda hoje, diz Vieira

Mauro Vieira disse que o presidente Trump vai instruir a sua equipe a começar uma negociação bilateral com o Brasil ainda hoje.

“Esperamos em pouco tempo agora, em algumas semanas, concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores de atual tributação americana ao Brasil”, afirmou o ministro. “Tudo deve ser resolvido em pouco tempo”, completou.

           

             

Ironman 70.3 Florianópolis tem brasileira e uruguaio em 1° lugar no pódio

Em apenas 4 horas de prova, os vencedores masculino e feminino já estavam definidos

A sexta edição do Ironman 70.3 Florianópolis teve início às 6h deste domingo (26), na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina. No masculino, o uruguaio Frederico Scarabino, de 29 anos, conquistou o primeiro lugar, completando o percurso com o novo recorde do percurso catarinense, de 3h35. No feminino, a vitória ficou com a catarinense Djenyfer Arnold, de 32 anos, de São Bento do Sul, que finalizou a prova em 4h.

Continue lendo