1 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Trânsito

Maio é o mês da conscientização no trânsito

Séries de palestras sobre o assunto estão marcadas para os dias cinco e seis em Santa Catarina

O mês de maio é conhecido internacionalmente pelas ações de conscientização no trânsito, visando reduzir o número de acidentes que, segundo as estatísticas, estão entre as principais causas de morte. Em Santa Catarina, os números de 2024 indicam 8.374 ocorrências, com 9.526 feridos e 415 mortos. Para tentar diminuir esses números, o Estado realiza a campanha Maio Amarelo, criada em 2011 pela Organização das Nações Unidas.

Além do período todo com pequenas ações, como intervenções no trânsito e outdoors, o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) vai promover, entre os dias cinco e seis de maio, diversas palestras sobre o tema.

Diversos especialistas da área, vítimas de acidentes e membros das forças de segurança irão discursar no Centro Multiuso de São José. A programação é aberta ao público e os interessados devem se inscrever de forma gratuita pelo link.

Entre os destaques, estão palestras sobre segurança viária, regulamentação do motofrete e educação para o trânsito nas escolas, além de experiências imersivas como teste do etilômetro, óculos simulador de embriaguez, simulador de sinistro, exposição de veículos sinistrados, todas as atrações são recomendadas para todos os públicos.

Também fazem parte da programação as carretas educativas Cinetran e SEST SENAT com simulações de ponto cego, pista de trânsito infantil, vídeos e relatos sobre segurança viária.

Veja a programação

           

             

Santa Catarina irá expandir sistema de reconhecimento facial para 60 cidades

Tecnologia inaugurada no Carnaval de Florianópolis resultou na prisão de 5 procurados

O Governo de Santa Catarina busca expandir o programa de câmeras de reconhecimento facial para 60 cidades do estado. A Secretaria de Estado da Segurança Pública anunciou nesta quinta-feira (1º) o investimento inicial de R$ 35 milhões para a aquisição de mil câmeras, integradas a um sistema de inteligência artificial, em cidades com mais de 25 mil habitantes.

Continue lendo