23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Maior festival de dança do mundo reúne 10 mil bailarinos em Joinville; confira

Festival de Dança de Joinville: Ícone da dança contemporânea Bill T. Jones e
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil são destaques da temporada

A 40ª edição do Festival de Dança de Joinville, reconhecido pelo Guinness Book como o maior do mundo em número de participantes, começa nesta segunda-feira (17). Durante 13 dias, a cidade catarinense será palco para 703 grupos de todo o Brasil e do exterior apresentarem sua arte em mostras competitivas e apresentações gratuitas. Mais: cursos, oficinas, workshops e seminários reunirão centenas de estudantes, bailarinos, professores, pesquisadores e profissionais das áreas técnicas da produção em dança.

A “maratona” começa com uma atração internacional no Centreventos Cau Hansen, epicentro do festival. O ícone da dança contemporânea Bill T. Jones e sua companhia apresentarão “What Problem?”, um espetáculo que traz à tona reflexões sobre raça, sexualidade, luta de classes e imigração.

No segundo dia de evento, terça-feira (18), um dos destaques ficará por conta de “Rumo”, espetáculo inédito preparado pela Cia Cubatão sob o comando do premiado coreógrafo Alan Keller, no Teatro Juarez Machado. Na mesma data, será a estreia do Festival da Sapatilha e da Mostra Competitiva, na qual 206 trabalhos, nas modalidades jazz, balé clássico, neoclássico, sapateado, dança contemporânea, danças urbanas e danças populares disputarão um dos prêmios no palco principal do Centreventos.

 

Na quarta (19), no Teatro Juarez Machado, outra atração com influência internacional marcará a programação: “Leela”. O espetáculo é uma coprodução entre a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Instituto Festival de Dança de Joinville, para trazer ao público a remontagem-adaptação de uma coreografia da companhia isralense Vertigo Dance Company.

A partir de quinta-feira, 20 de julho, até sábado, 22 de julho, será a vez dos dançarinos com mais de 40 anos exibirem 39 montagens no Festival 40+.

No domingo, 23 de julho, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil estará a cargo da Noite de Gala, com o balé neoclássico “Cinderella”.

A partir de terça-feira, 25 de julho, até 28 de julho, será a vez dos jovens prodígios apresentarem 58 coreografias e concorrerem a um dos prêmios no Festival Meia Ponta.

Novidades da 40ª edição 

A Dance Parade está entre as novidades previstas para este ano. Dia 22 de julho, os dançarinos abrirão mão das rotinas de ensaios e de performances em palcos para uma apresentação em plena avenida Beira Rio. O público presente terá a oportunidade de assistir gratuitamente às danças coreografadas ao longo do percurso, em uma grande festa ao ar livre.

No dia 24 de julho, os apreciadores de musicais poderão conferir no Teatro Juarez Machado a primeira montagem da Broadway a integrar a programação do evento, “Grease – School Edition”, com a direção geral de Fernanda Chamma.

Ainda no clima de celebração dos 40 anos, outra novidade é a possibilidade de firmar compromissos amorosos durante o evento, como um casamento. Os casais poderão aproveitar a temporada para pedir a pessoa amada em namoro, noivado e fazer votos ou renová-los em uma cerimônia simbólica.

Números do Festival 

  • 10.000 mil bailarinos inscritos
  • 330 mil espectadores
  • 2.900 vagas em cursos
  • 2075 coreografias

Serviço

  • O quê: 40º Festival de Dança de Joinville.
  • Quando: 17 a 29 de julho de 2023.
  • Onde: Centreventos Cau Hansen, Expocentro Edmundo Doubrawa e Teatro Juarez Machado, localizados na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região.
  • Realização: Instituto Festival de Dança de Joinville e Ministério da Cultura – Governo Federal.
  • Venda de ingressos: via Ticket Center (eticketcenter.com.br) e, das 13 às 17h, no foyer do Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos.
  • Mais informações: festivaldedancadejoinville.com.br

Fotos: Nilson Bastian / Reprodução