9 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Segurança

Mais de 1,3 mil incêndios em veículos mobilizaram os Bombeiros em 2025

Foto: Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC)
Ocorrências têm mostrado propagação mais rápida das chamas nos últimos anos

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu a 1.309 ocorrências de incêndio em veículos no estado em 2025. O número equivale a 3,5 veículos queimados por dia. Segundo o Tenente Coronel do CBMSC, Willian Leal Nunes, que é Vice Presidente do Comitê Nacional de Combate a Incêndio Urbano, este tipo de ocorrência tem acontecido com mais facilidade.

Segundo o bombeiro, que é também organizador do Workshop de Combate a Incêndio em Veículos Eletrificados, os focos de incêndio em veículos têm sofrido uma “mudança de comportamento”, com desenvolvimento mais rápido se comparado a episódios no passado. “A indústria automobilística tem evoluído bastante nas últimas décadas, principalmente sob a utilização de materiais metálicos e poliméricos, que são mais leves e eficientes”, explica Leal Nunes.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Apesar de terem pontos positivos para os consumidores, explica o Tenente Coronel, esses novos materiais têm se mostrado também facilitadores para a propagação de chamas. “Isso é bom porque deixa os veículos mais leves, economiza combustível e também os deixa mais seguros em casos de acidentes. Porém, esses novas materiais, quando em situação de incêndio, têm gerado uma curva mais acentuada na propagação do fogo”, acrescenta.

Frente a cenários como estes, o bombeiro ressalta a importância de todos os motoristas e passageiros saberem como se portar em caso de incêndio veicular. “Se for possível, o motorista deve desligar o carro e sair com a chave. Isso garante que vários circuitos elétricos estejam desativados. Da mesma forma, os passageiros devem sair o mais rápido possível” explica William.

O Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente pelo telefone de emergência 193, para que as equipes sejam avisadas e se desloquem até o local. Também é importante, se for possível, sinalizar a via para evitar acidentes, mas somente se houver segurança, evitando um risco de atropelamento.

“Se alguém tiver experiência e houver um extintor de incêndio disponível, o uso somente deve ser realizado se for um princípio de incêndio. Quando o fogo atinge uma parte interna do veículo, onde tem os bancos e o painel, os extintores geralmente não são mais eficientes, então não vale a pena correr o risco e é melhor aguardar a intervenção dos bombeiros”, conclui o Tenente Coronel.

Foto: Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC)

Incêndio em carros elétricos

O CBMSC tem atuado na vanguarda, em nível nacional e internacional, em estudos e na adoção de novas estratégias e equipamentos para o combate a incêndio nos veículos mais modernos, inclusive os veículos elétricos, que tem apresentado novos desafios para os bombeiros que atuam em caso de incêndios.

O 2º Workshop de Combate a Incêndio em Veículos Eletrificados do CBMSC acontece nesta quarta-feira (11) em Rio do Sul, no Vale do Itajaí – onde o Tenente Coronel Willian Leal Nunes é comandante do 15º Batalhão. A primeira edição, realizada em Mafra em dezembro de 2024, reuniu 200 bombeiros de 12 estados.

Além de palestras, foram feitas demonstrações técnicas de incêndio em veículos eletrificados, que exigem técnicas diferentes de combate, como o uso de mantas anti-chamas, lanças de névoa de água e dispositivos de aerossol para controlar a emissão de gases tóxicos. Baterias de diferentes composições químicas e potências, incluindo packs instalados em carcaças de veículos, foram submetidas a experimentos que demonstraram a eficácia de novas ferramentas e protocolos.

           

             

Prefeito e governador assinam ordem para obras do Parque e Marina da Beira-mar Norte

Obras no valor de R$ 350 milhões devem iniciar ainda neste primeiro semestre

O governador Jorginho Mello e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, assinaram na manhã desta segunda-feira (9) a licença ambiental e o alvará de construção dos novos Parque Urbano e Marina da Beira-mar Norte. O projeto prevê o investimento de R$ 350 milhões para obras em 440 mil metros quadrados de área, reunindo espaços de lazer, convivência e uso público, além da marina. A Licença Ambiental de Instalação (LAI) foi autorizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) na última sexta-feira (5).

Continue lendo