23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Mais de 520 mil alunos da rede estadual retornam às aulas nesta segunda-feira

Período de férias foi marcado por palestras de capacitação aos professores

A partir desta segunda-feira (31) as aulas da rede estadual de ensino retomam suas atividades em Santa Catarina. Ao todo, mais de 520 mil estudantes retornam às aulas nas 1053 escolas do estado após o recesso do meio de ano.

Ao longo das férias de julho, a Secretaria de Estado da Educação (SED) promoveu uma série de capacitações para os professores. Os cursos foram divididos em áreas de conhecimento, baseados no Currículo Base do Território Catarinense (CTBC). A programação contou ainda com palestras sobre organização, comunicação e resolução de conflitos no ambiente escolar, bem como planejamento escolar, além de outros temas.

Ainda no mês de julho, o Governo do Estado assinou um termo de cooperação técnica para acelerar as reformas nas redes elétricas das escolas estaduais, permitindo a instalação de aparelhos como ar condicionado e lousas digitais. O acordo entre SED, Acafe e Celesc irá mapear as carências elétricas das escolas, visando melhorar a infraestrutura e ampliar a capacidade de fornecimento de energia às unidades.

 

Calendário 2024

Durante o período de recesso escolar, a SED também definiu o calendário escolar para 2024. Após reunião entre SED, União dos Dirigentes Municipais (Undime) e Federação Catarinense de Municípios (Fecam), ficou estabelecido que as aulas nas escolas estaduais devem começar em 15 de fevereiro de 2024.

Conforme o calendário, o primeiro semestre letivo termina no dia 15 de julho. Já o encerramento das atividades de 2024 escolares deve acontecer no dia 19 de dezembro.

Foto: Ascom / Reprodução