2 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Esportes

‘Manezinho de criação’ Yago Dora vence campeonato mundial de surfe

Foto: band.com
Conquista veio após lesão rara e duas tentativas frustradas no mundial

Yago Dora, surfista criado em Florianópolis, conquistou o título da temporada 2025 da Liga Mundial de Surfe (WSL) nesta segunda-feira (1), em Fiji, ilha no sul do Oceano Pacífico. A vitória veio após grandes desafios nos anos anteriores, quando teve que lidar com uma lesão rara e duas tentativas frustradas de ganhar o mundial.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Entre 2021 e 2022, Yago foi diagnosticado com a lesão de Lisfranc, que representa cerca de 0,2% das lesões ortopédicas no pé. Durante o tratamento, ele precisou ficar em repouso total por seis semanas, sem poder pisar no chão. Ele só voltou a competir depois de três meses.

Em 2023, ele chegou a competir nas finais, mas não alcançou a pontuação necessária e ficou em 5º lugar. Nesta ocasião, Filipe Toledo ficou com a vitória. Já em 2024, Yago terminou na sexta colocação e ficou fora das finais.

Agora, aos 29 anos, Yago se junta a lista dos grandes campeões mundiais brasileiros como Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Adriano de Souza (2015), Italo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022 e 2023).

Em entrevista à WSL, Yago descreveu a conquista como inacreditável. “Senti essa energia em Fiji desde que cheguei aqui e sempre acreditei nesse título. Fico feliz em trazer mais um título para o Brasil. Agradeço a todos que me apoiaram ao longo da carreira”, comentou o brasileiro.

Foto: WSL

Quem é Yago Dora?

Yago, que é natural de Curitiba, mas foi criado em Florianópolis, começou a surfar aos 11 anos por incentivo do pai, Leandro “Grilo” Dora. O pai também surfava e virou treinador do esporte posteriormente.

Durante a maior parte da sua carreira, Yago foi treinado pelo próprio pai. Em 2017, o atleta começou a ganhar destaque quando derrotou Gabriel Medina no Oi Rio Pro. Recentemente, ainda em 2025, ele anunciou que não iria mais trabalhar com o pai. Segundo eles, o término da relação profissional foi amigável e a relação parental não foi abalada.

           

             

Novas regras: Emissão de vistos para os Estados Unidos está mais rígida

As mudanças entraram em vigor nesta terça-feira (2), os custos aumentaram e todos os solicitantes deverão passar por entrevista presencial

O governo americano endureceu a concessão de vistos com novas regras que entraram em vigor nesta terça-feira (2). As alterações incluem as áreas de turismo, negócios, estudos e trabalho temporário. A principal alteração é a obrigatoriedade de entrevista presencial com um…

Continue lendo