Invento Chocolates, de Florianópolis e especializada em produção artesanal bean to bar, reforça protagonismo catarinense no cenário do chocolate fino brasileiro
A marca catarinense Invento Chocolates conquistou três medalhas no Prêmio Bean to Bar Brasil 2025, uma das principais premiações do setor no país. Os reconhecimentos na premiação foram nas categorias Chocolate ao Leite 45% (ouro), Intenso 70% Sítio Ascurra (bronze) e Intenso 70% Produtores do Tuerê (bronze), reafirmando a excelência técnica e sensorial da chocolateria de Florianópolis.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Esta é a segunda vez que a Invento participa do prêmio, a primeira foi em 2022. Em 2023 e 2024, a premiação não foi realizada, e agora, em 2025, a marca repete o feito com 100% de aproveitamento: três barras inscritas, três medalhas conquistadas. O Prêmio Bean to Bar Brasil, promovido pelo portal Chocolatras Online, avalia os chocolates às cegas, por um painel técnico de especialistas. Nesta edição, mais de 100 barras foram inscritas por marcas de todo o país. Os jurados consideram critérios como textura, equilíbrio, originalidade e fidelidade ao cacau de origem, o que torna a conquista da Invento ainda mais expressiva.
Fundada pelos amigos de infância, Filipe e Guilherme, a Invento nasceu dentro da gelateria artesanal Mu Gelato, que atualmente conta com quatro operações na Ilha de Santa Catarina. Filipe começou a produzir chocolate em casa em 2012, quando o cenário do cacau fino ainda era incipiente no Brasil.
VÍDEO: Fábrica clandestina de cuecas é desativada no Norte do estado
Linha de produção contava com cerca de 30 colaboradores e produtos eram vendidos para todo território nacional
Uma grande fábrica clandestina de cuecas da marca Lupo foi desativada na tarde desta quarta-feira (17) no município de Araquari, no Norte catarinense. Durante a operação, mais de 10 mil unidades, entre produtos já finalizados e peças ainda não acabadas, foram apreendidas pelas equipes da Polícia Civil. Dois homens, apontados como líderes do esquema, foram presos em flagrante.