8 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Massa de ar frio provoca queda nas temperaturas nesta sexta-feira

Foto: Aires Mariga / Epagri
Temperaturas ficam próximas a 0°C no Meio-Oeste e Planaltos

As temperaturas devem diminuir ainda mais nesta sexta-feira (8) em toda Santa Catarina. O tempo segue instável, com condições para temporais com raios, ventania, chuva intensa e queda de granizo. O mar deve ficar agitado com ondas de sul/sudeste entre 2,5m e 3,5m de altura.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Na Serra, as baixas temperaturas pela manhã ficam de 5°C a 10°C, enquanto que no Grande Oeste e no Planalto Norte o dia começa com temperaturas de 7°C a 12°C. Já no Litoral, a manhã inicia com temperaturas de 11°C a 15°C.

Para o período da tarde e da noite, das regiões do Meio-Oeste aos Planaltos, as temperaturas mínimas serão registradas à noite, ficando abaixo dos 5°C. Nas áreas mais altas, os termômetros registram números próximos a 0°C. No Oeste, as temperaturas ficam abaixo dos 10°C e próximas aos 12°C no Litoral. A aproximação de uma massa de ar frio e seco faz com que as condições para chuva diminuam e as temperaturas sofram uma queda acentuada. O risco para ocorrências associadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia é de moderado a alto.

No Litoral e no Planalto Sul, o risco é de moderado para alto para ocorrências associadas ao destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos, árvores e alagamentos. Nestas regiões, as rajadas de vento podem chegar aos 60 km/h.

Com a queda nas temperaturas, a Prefeitura de Florianópolis reforçou o acolhimento a pessoas em situação de rua, com vagas emergenciais para pernoite e intensificação das abordagens sociais, com encaminhamento para a Passarela da Cidadania. A Defesa Civil alerta para cuidados com populações vulneráveis, como idosos, crianças e animais. Em caso de emergência, ligue 199.

Aviso marítimo

O risco para ocorrências associadas à agitação marítima é moderado. Entre sexta-feira (8) e domingo (10), o avanço de uma frente fria, associada a um ciclone em alto mar, intensifica o vento sul no leste catarinense, o que contribui para a agitação marítima em toda a costa de Santa Catarina. As rajadas de vento e agitação marítima trazem o risco de ressaca, com ondas de direção sul entre 2,5m e 3,5m, e ainda maiores em alto mar.

A recomendação da Defesa Civil é que a população evite navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar, além de buscar não caminhar ou pedalar na orla de praias, caso as ondas estejam atingindo a calçada.

Próximos dias

No sábado (09), o frio se intensifica em Santa Catarina. Pela manhã, as temperaturas ficam entre 0°C e -2°C no Meio Oeste e nos planaltos, e 5°C e 8°C no Litoral. No período da tarde, as temperaturas não sobem muito, variando entre 2°C e 4°C nos pontos mais altos da Serra e Meio-Oeste e dos 13/15°C na maior parte do litoral.

No domingo (10) e na segunda-feira (11), o frio intenso predomina em Santa Catarina, com temperaturas abaixo de 5°C. No Litoral, as mínimas não passam dos 10°C, mas nas regiões serradas os termômetros ficam negativos. As condições são favoráveis para geada em grande parte das regiões.

           

             

Quatro paratletas catarinenses são convocados para mundial paralímpico de 2025

Competição acontece em Nova Déli, na Índia, entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro

Quatro atletas catarinenses foram convocados para o mundial paralímpico de 2025, que será realizado entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro em Nova Déli, na Índia. Todos os convocados disputam as competições de atletismo. São eles: Edenilson Floriani, de Joinville; Suzana Nahirnei, de Blumenau; João Matos Marques Cunha, de Balneário Camboriú e Jean de Oliveira, de Balneário Piçarras.

Continue lendo