23 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Maus-tratos e cárcere privado: clínica de reabilitação clandestina é interditada

Local também apresentava problemas relacionados à limpeza | Foto: MPSC
Segundo MP, 30 pessoas eram mantidas contra a própria vontade e recebiam tratamento desumano; três suspeitos foram presos

Uma clínica de reabilitação clandestina localizada no município de Itapoá, no Litoral Norte do estado, foi interditada permanentemente nesta quarta-feira (22) após diversas situações em flagrante de maus-tratos, classificadas como desumanas pelas autoridades. A ação foi feita por equipes do Ministério Público de Santa Catarina durante o cumprimento da Operação Liberdade, que apurou denúncias de conduta criminosa contra internados na unidade.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O órgão foi até o local nesta quarta, um dia após ser informada de que pessoas eram mantidas no local em cárcere privado e, em algumas ocasiões, eram até dopadas pelos trabalhadores. As denúncias também apontavam que pessoas libertadas de outras situações semelhantes eram enviadas para serem internadas lá.

Ao chegarem à unidade e conversar com as vítimas, os agentes perceberam a gravidade da situação. Os pacientes relatavam que eram mantidos lá contra a vontade, não tinham direito à livre comunicação com a família e eram agredidos e dopados através de uma mistura de medicamentos psiquiátricos chamada de “protocolo”. Alguns revelaram que foram sequestrados dentro da própria residência e amarrados para serem encaminhados para internação.

A investigação também apurou que algumas famílias concordaram com a internação involuntária das vítimas, que apresentavam transtornos relacionados ao uso excessivo de álcool e drogas. Mesmo assim, de acordo com o Ministério Público, o tratamento oferecido pela unidade era absolutamente inadequado, sem profissionais habilitados, sem prescrição médica, sem medicação adequada e sem liberdade.

No local, 30 pessoas estavam internadas de forma involuntária e sofriam constantemente com agressões. Dessas, 12 precisaram de atendimento de alta complexidade da assistência social do município. Diante do flagrante, três pessoas foram presas pelos crimes contra os pacientes.

           

             

Imprudência causa grave acidente e dois caminhoneiros ficam feridos

PMRv apurou que um dos veículos parou no acostamento por problemas mecânicos, mas não sinalizou, o que ocasionou a batida

Um grave acidente, ocasionado por falta de medidas de segurança de um dos envolvidos, deixou dois caminhoneiros feridos nesta madrugada no Oeste catarinense. A batida entre os veículos aconteceu por volta da 1h no km 131,3 da SC-135, na altura de Caçador. Com o impacto do choque, as vítimas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e foram conduzidas ao Hospital Maicé, sendo um deles em estado grave.

Continue lendo