14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

MDB consolida pré-candidatura de Elizeu Mattos à Prefeitura de Lages

Grandes lideranças estaduais também estiveram no encontro em Lages, e fortaleceram a pré-candidatura de ex-prefeito / Foto: Carla Rech

Encontro da Macro Regional do MDB, em Lages, reuniu mais de700 pessoas, na noite de sexta-feira (14), na Sede do Pinheirinho. O evento serviu para apresentar um diagnóstico eleitoral de cada região e nomes de pré-candidatos com vistas às eleições de outubro. A recepção ao grande público foi realizada pelo presidente do MDB de Lages, Pedro Freitas, e pelo coordenador regional do partido, Juarez Mattos. O 15 trouxe ainda a Lages o ex-governador Paulo Afonso e uma comitiva composta por deputados estadual e federal do partido como o presidente do diretório catarinense e vice-presidente nacional do MDB, Carlos Chiodini, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Mauro de Nadal, além do federal Valdir Cobalchini e do estadual Jerry Comper.

Ex-prefeito é o nome do MDB em Lages

Ex-prefeito Elizeu Mattos – Foto: Carla Rech

O pré-candidato à prefeitura de Lages, Elizeu Mattos, foi enaltecido por todas as lideranças. Na ocasião, aproveitou para resgatar um pouco da sua história quando da sua administração. Empolgou e foi aplaudido pela plateia ao destacar que para ele é uma questão de honra ser prefeito de Lages. É que em 2018, Elizeu após ter sido denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pelos crimes de organização criminosa, fraude a licitação e corrupção passiva, envolvendo a Semasa, foi condenado a penas que somavam 24 anos, 4 meses e 13 dias de prisão, além da perda do cargo público de assessor partidário na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e pagamento de multa. Os crimes foram apurados a partir da Operação Águas Limpas, desenvolvida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) em 2014. Porém, em 2022, o Superior Tribunal de Justiça anulou a condenação do ex-prefeito de Lages. O STJ considerou o Desembargador Ernani Goethem e a 3ª Câmara Criminal de Justiça de Santa Catarina impedidos de julgar por não haver imparcialidade no julgamento. A decisão lhe devolveu também os direitos políticos. Por fim, Elizeu, agora, ele quer restabelecer a verdade sobre tudo o que lhe aconteceu, e provar em definitivo a inocência, com a volta à Prefeitura. Na época, esteve preso e renunciou ao cargo de prefeito, após a morte da esposa, acometida por câncer.

Governador e comitiva de malas prontas para embarcar a Portugal

Voos diretos entre Santa Catarina e Portugal motivou o governador a viajar / Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, se prepara para uma missão internacional de estreitar os laços com Portugal. A viagem está marcada entre os dias 8 e 14 de julho. O objetivo é fortalecer as relações entre o estado e o país europeu, explorando oportunidades de cooperação nas áreas de tecnologia, turismo e comércio. Segundo ele, depois do anúncio de voos diretos entre Santa Catarina e Portugal, decidiu aproveitar para buscar novas parcerias. Entre as ideias, promover o estado como destino turístico para os portugueses e demais europeus que vêm para o Brasil. A comitiva catarinense será formada por secretários das pastas de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Turismo e Comunicação. Entre os principais pontos da agenda estão encontros com líderes governamentais e empresariais portugueses, onde serão discutidas estratégias para promover o intercâmbio de conhecimento e inovação. “Queremos mostrar como Santa Catarina é também um lugar a ser visitado, além de ser um grande parceiro em outros setores”, destacou o governador Jorginho Mello.

Criatividade do deputado Lucas Neves chama atenção

Carro grafitado chamou atenção / Foto: Sandro Scheurmann

Um modo diferente de chamar atenção. Um carro grafitado com frases impactantes chamou atenção de muita gente no amanhecer de sábado (15). A impressão era de que havia alguém muito descontente com uma relação afetiva. No entanto, se tratava de uma campanha, muito criativa, do deputado Lucas Neves (Podemos), contra as drogas. A ideia deu certo e chamou atenção, ganhando destaque nas redes sociais. Lucas que é presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), tem feito um forte trabalho de prevenção e combate às drogas. Na verdade, os dizeres escritos no carro serviram para alertar a população sobre os perigos das drogas. O deputado enfatizou que as mensagens no veículo refletem a dura realidade enfrentada pelos usuários de drogas, ressaltando que a dependência compromete a saúde mental, emocional, física e social das pessoas.