23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

MDB elege executiva e prega fortalecimento da sigla em Santa Catarina

A Convenção Estadual do MDB-SC, realizada no final da tarde desta segunda-feira (26), no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, tratou da reformulação do diretório, além de da formalização das comissões e dos delegados da convenção nacional. Participaram filiados de todo o Estado, visando fortalecer o partido na atuação do próximo pleito eleitoral. O encontro também teve a participação de forma híbrida, contemplando aqueles que não conseguiram se deslocar à Capital. Também contou com o prestígio de partidários de outras siglas, como do PSD, na presença do presidente Eron Giordani, do prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, do presidente do PL na capital Bruno Mello, além de representante do União Brasil.

Fortalecimento da sigla

Carlos Chiodini e Valdir Cobalchini – Presidente e vice da Executiva do MDB SC

O deputado Carlos Chiodini, eleito presidente, falou das conquistas que obteve ainda na interinidade, ressaltando o sentimento de união, durante os encontros realizados pelo Estado. No entanto, carrega como missão a condução do MDB nas eleições municipais deste ano. Se falou muito em fortalecimento, dando a impressão de que houve enfraquecimento, aliás, algo dito pelo ex-deputado, Moacir Sopelsa, recentemente. Sendo assim, em 2024, precisa desempenhar um papel em Santa Catarina, longe do atrelamento nacional, e vinculado ao Governo do Estado, eleito pelo conservadorismo liberal. Atualmente, conta com o maior número de prefeitos e vereadores, e ampliação entra como principal meta. Por sua vez, o vice-presidente eleito, o deputado Valdir Cobalchini, que deverá assumir em breve a presidência com o licenciamento de Chiodini, para concorrer à Prefeitura de Itajaí, evidenciou a necessidade de equilíbrio, mostrando a preocupação com as correntes ideológicas, evidenciadas pela direita e pela esquerda. Citou o orgulho de ser MDB, e a força histórica do partido em todo o território nacional. Nas demais falas, também a evidência da construção de soluções harmônicas para a sociedade, de maneira sólida, a partir da união e da democracia. Enfim, a preocupação tem como foco as eleições municipais, mas também tem olhar para 2026, com uma nova perspectiva no Estado.

Executiva do MDB SC:

Presidente de honra – Neuto Fausto de Conto

Presidente – Carlos Alberto Chiodini

1º vice-presidente – Valdir Vital Cobalchini

2º vice-presidente – Ivete Marli Appel da Silveira

3º vice-presidente – Volnei Weber

Secretário geral – Tiago Zilli

Secretária adjunta – Ada Lili Faraco de Lucca

Tesoureiro – Jerry Edson Comper

Tesoureiro adjunto – Paulo Roberto Meller

Secretária especial do MDB Mulher-SC – Dirce Aparecida Heiderscheidt

Líder da bancada do MDB na Alesc – Fernando Krelling

Balanço positivo da missão aos Emirados Árabes Unidos

Mauro de Nadal (MDB) em encontro com o presidente da Câmara de Comércio de Dubai, Mohammad Ali Rashed Lootah. Foto: Adriano Piekas

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (MDB), e que participou da missão catarinense, na semana passada aos Emirados Árabes Unidos, avaliou como positiva. A viagem abriu perspectivas de investimentos, intercâmbio comercial e cessão de tecnologia para aprimorar a segurança nas escolas do Estado. Segundo ele, a jornada consolida parceria para a ampliação de negócios e aproximação com investidores potenciais em Santa Catarina. Além disse, aproxima o Parlamento com o Executivo e a iniciativa privada. Garantiu, acima de tudo, a consolidação dos objetivos em captar potenciais investidores para melhorar a infraestrutura catarinense em portos, aeroportos e rodovias, e também ampliar o intercâmbio comercial, e conhecer processos que podem impulsionar a modernização de Santa Catarina. “Todos esses momentos representam oportunidades”, explica Mauro De Nadal. “Tanto pelo conhecimento de processos como a troca de informações para abrir negócios e oportunidades de investimentos”, reforça o presidente da Alesc.