14 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

Medidas de isolamento da antiga rodoviária de Florianópolis são alvos de fiscalização

Foto: Taísa Kisiel/TVBV
Vistoria está programada para a próxima quarta-feira e terá participação de diversas autoridades

Uma vistoria prevista para a próxima quarta-feira (30), às 14h, busca verificar se as medidas de isolamento adotadas pelo município no prédio da antiga rodoviária de Florianópolis estão sendo eficazes. Segundo a 30ª Promotoria de Justiça da Capital, que coordena a ação, a inspeção ocorre no âmbito de uma notícia de fato, que apura a ineficácia do isolamento físico e da proteção do imóvel.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Além de uma equipe de fiscalização do Ministério Público de Santa Catarina, outros órgãos terão representantes na vistoria. A Secretaria de Infraestrutura e Manutenção de Florianópolis foi notificada para participar. Também foram convidados representantes da Prefeitura, da Guarda Municipal e das Secretarias de Segurança e Ordem Pública, Assistência Social, Administração e da Procuradoria-Geral do Município. Além disso, foram convidados a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a Defesa Civil de Florianópolis, o Conselho Comunitário de Segurança, a Câmara de Vereadores.

Local já foi alvo de outras fiscalizações

Desde outubro de 2024, quando os comerciantes, instalados irregularmente no local, começaram a desocupar o espaço após notificação da prefeitura de Florianópolis, diversas fiscalizações foram realizadas no prédio. Isso faz parte do processo de reintegração de posse do espaço, que começou em 2015.

Nos meses seguintes ao início da desocupação, as vistorias eram feitas para notificar comerciantes que insistiam em permanecer por lá e para verificar a segurança da estrutura. Até que, em dezembro daquele ano, o prédio foi esvaziado. Agora, a fiscalização acontece para saber se as medidas de interdição e proteção do espaço estão sendo eficientes.

Essa ação acontece em meio às incertezas sobre o futuro da estrutura. Em janeiro deste ano, com tudo já desocupado, a prefeitura de Florianópolis decidiu leiloar o prédio, mas a licitação ainda não foi aberta. Na última semana, com dificuldade em conter invasões e querendo resolver rapidamente a situação, a prefeitura enviou ao TJSC um pedido de demolição do prédio, mas a solicitação foi negada. Para resolver o assunto, uma reunião entre MP e prefeitura foi marcada para terça-feira (29).

           

             

Petrobras reduz em 14% preço do gás natural para distribuidoras

Redução entra em vigor a partir da próxima sexta-feira

Os preços de venda da molécula de gás serão atualizados e terão queda média de cerca de 14%, na comparação com o trimestre anterior. A redução, segundo a Petrobras, entra em vigor na próxima sexta-feira (1º) para os contratos acordados pela companhia com as distribuidoras.

Continue lendo