Número de presos nas 5 fases da Operação Sodalitas Finis operação chega a 216
Em mais uma ofensiva contra uma facção criminosa que atua na região de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, e em outras cidades do estado, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpre nesta quarta-feira (4) 43 novos mandados de prisão preventiva e 51 de busca e apreensão. O grupo é investigado por crimes de tráfico de drogas em larga escala, homicídios e roubos.
Esta é a 5ª fase da Operação “Sodalitas Finis”, que resulta na prisão de 216 pessoas desde agosto de 2023. Os mandados foram cumpridos contra suspeitos de integrarem a organização criminosa nas cidades de Chapecó, Xanxerê, Lages, Mafra, Ponte Serrada, Abelardo Luz e Faxinal dos Guedes.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O objetivo desta etapa da ação do GAECO é dar continuidade ao trabalho de desarticulação das atividades do grupo. Estão nas ruas 315 agentes, incluindo operadores do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar (PMSC) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE) da Polícia Civil (PCSC), além dos núcleos de operações com cães das instituições, apoio aéreo do Serviço Aeropolicial da Fronteira (Saer/Fron), Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar e da Guarda Municipal.
Resultados da Operação
As quatro primeiras fases da operação “Sodalitas Finis” e seus desdobramentos resultaram na prisão de 173 pessoas. Com o cumprimento dos 43 novos mandados de prisão o total de prisões chega a 216.
Nas outras quatro fases da operação, as ações resultaram na apreensão de diversas armas de fogo, munições, mais de 600 mil reais em dinheiro, além de uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack.
A Operação “Sodalitas Finis” é resultado de meses de uma complexa investigação conduzida pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, que conta com o apoio de diversas forças de segurança pública do Estado.
O nome “Sodalitas Finis”, ou “o fim do grupo” em tradução livre, foi escolhido em alusão à meta principal desta operação: desarticular as atividades desta organização criminosa, inicialmente, na cidade de Xaxim e região próxima a Chapecó. Os criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros.
Homem provoca acidentes, destrói carro e invade casas para fugir da polícia em Palhoça
Intensa perseguição policial teve início após PRF flagrar mais de 300 kg de droga no veículo
Um homem de 29 anos destruiu o carro que dirigia, colocou em risco a vida de diversos pedestres e invadiu duas residências para tentar fugir da polícia na manhã desta terça-feira (3). Ele transportava cerca de 319 quilos de maconha quando foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Palhoça, na Grande Florianópolis.