Organização criminosa atuava com a venda falsa de grãos e teria movimentado mais de R$ 120 milhões em cinco anos
Uma megaoperação da Polícia Civil de Goiás, deflagrada nesta terça-feira (7), teve desdobramentos em Santa Catarina e outros oito estados brasileiros. A ação teve como objetivo desarticular um esquema criminoso de venda falsa de grãos para agricultura. Segundo informações das forças de segurança, os mais de 41 suspeitos teriam feito mais de 10 vítimas nos últimos cinco anos e movimentado mais de R$ 120 milhões.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Em Santa Catarina, os mandados foram cumpridos no município de Joinville, no Norte do estado. Não foi divulgado se algum suspeito foi preso em território catarinense. Além desse, outros 41 mandados de prisão temporária e 46 mandados de busca e apreensão ocorreram simultaneamente em Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Brasília (DF), Paraguaçu Paulista (SP), Cascavel (PR), Portão (RS), Manaus (AM), Rio Branco (AC) e São Gonçalo do Piauí (PI). Os alvos da investigação também tiveram os bens sequestrados e as contas bancárias bloqueadas. De acordo com a Polícia Civil de Goiás, eles responderão pelos crimes de estelionato qualificado por fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Modus Operandi
A investigação contra a organização criminosa teve início após diversas vítimas denunciarem o golpe do “falso intermediário” aplicado na comercialização de grãos de milho. As diligências apontam que o esquema consistia nos criminosos se passarem por compradores junto a corretores de grãos, obtendo informações sobre os produtos disponíveis nas fazendas alvo. Com esses dados, fotos e vídeos dos produtos, apresentavam-se a outros fazendeiros como vendedores e faziam negócios fraudulentos.
As investigações acerca das fraudes seguem em andamento para identificar outros participantes e para tomar conhecimento de novas vítimas.
Santa Catarina tem dois estreantes confirmados na Copa do Brasil de 2026
Com nova regra da CBF, estado pode ter até seis representantes na próxima edição
O estado terá, ao menos, dois representantes inéditos na Copa do Brasil de 2026. O Barra FC, clube de Balneário Camboriú, conquistou a série D neste fim de semana e garantiu, pela primeira vez em 12 anos de história, a vaga na competição nacional.