11 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Bombeiros

Menina autista de 11 anos morre após cair em cânion

O acidente ocorreu em Cambará do Sul na tarde da última quinta-feira (10) na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul

O corpo da vítima, uma menina de 11 anos, ocorreu por volta das 23h da última quinta-feira (10). A criança passeava com a família no Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, na divisa entre os municípios gaúcho de Cambará do Sul e o catarinense de Jacinto Machado. No trajeto, a menina que tinha transtorno do espectro autista se desiquilibrou e caiu de uma altura de 70 metros.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Logo após a queda, que ocorreu no início da tarde, o Corpo de Bombeiros foi acionado. A aeronave do SAER da Polícia Civil com uma equipe médica do SAMU de Santa Catarina chegou a ser acionada pela Central de Operação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Devido ao local ser de difícil acesso um drone foi usado nas buscas e a menina localizada por volta das 17 h, mas já sem vida. Já o corpo foi encontrado e resgatado apenas 10 horas após a queda. A Polícia Civil instaurou inquérito e vai apurar as circunstâncias da morte da criança.

Imagem: CBMRS.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lamentou a morte da criança identificada sendo Bianca Zanella, “Lamentavelmente, a menina Bianca, de 11 anos, que caiu no cânion Fortaleza, foi encontrada sem vida. Meu abraço e meu carinho à família. E minha gratidão aos nossos profissionais da segurança pública, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Brigada Militar, que se entregaram com muito compromisso nessa missão de resgate”, destacou o governador em uma rede social.

O Cânion Fortaleza

O cânion Fortaleza fica localizado no Parque Nacional da Serra Geral e é o maior cânion do país. O parque está a cerca de 23 km do centro de Cambará do Sul na região Norte do Rio Grande do Sul. O local tem 7,5 quilômetros de extensão, 2 mil metros de largura e fica a 1.157 metros acima do nível do mar.

As paredes do cânion podem chegar a altura de 980 metros, ou seja quase duas vezes a altura do Morro do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. A administração do parque informou que está apoiando as investigações e que manterá fechado o local nesta sexta-feira (11).