17 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Mês dos Povos Indígenas: Biguaçu terá programação cultural e esportiva

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Biguaçu

Confira mais sobre os eventos que iniciam nesta segunda-feira (15)

Nesta segunda-feira (15), as aldeias Yguá Porã, Itanhaém e M’Biguaçu darão início a uma série de atividades dedicadas à valorização, preservação e disseminação da identidade, tradições e cultura Guarani. Essas iniciativas, que ocorrerão ao longo do mês de abril, contarão com o apoio da Prefeitura, por meio da Gerência Municipal de Promoção dos Direitos dos Povos Originários, e estarão abertas à participação de toda a comunidade do município.

Entre os dias 15 e 19 de abril, em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas (19), a Aldeia Yguá Porã, localizada no bairro Sorocaba de Dentro, promoverá a sua 2ª Semana Cultural. O evento contará com uma diversificada programação que inclui música, dança, artesanato, esportes, pinturas corporais, além de conversas e orientações sobre temas relevantes para a comunidade.

 

Do dia 16 a 19 de abril, ocorrerá a Semana Cultural da Aldeia Itanhaém – Morro da Palha, situada na Estrada Geral do Timbé, na região de Sorocaba. Em parceria com a EIEB Taguató, estão programadas atividades como pinturas faciais e corporais, brincadeiras indígenas, trilha ecológica, campeonato de futebol, produção de armadilhas Guarani, oficinas de artesanato e o Desfile Beleza Indígena, além de exposição e comercialização de artesanatos em todos os dias.

Na segunda-feira (22), a partir das 10h, no bairro São Miguel, terá início a programação inaugural dos 21º Jogos Tradicionais – Tchondaro VYA. O evento contará com a participação do coral da EEBI Whera Tupã Poty Dja M’Biguaçu e uma feira de artesanato.

Os Jogos Tradicionais da Aldeia M’Biguaçu seguirão até o dia 26, com uma programação variada que inclui competições de arco e flecha, lança, zarabatana, luta de círculo, teatro, desfile, gincana, feira de artesanato, futebol infantil e adulto, culminando com o encerramento, às 16h30, com a apresentação do coral da EEBI Whera Tupã Poty Dja M’Biguaçu.