19 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Cláudio Prisco

Mesmo com veto de Lula, Câmara terá redistribuição dos deputados

Foto: TVBV/Reprodução
Assista ao Comentário do Prisco desta sexta-feira (18)

Em mais um episódio da queda de braço entre o governo Lula e o Congresso Nacional, o presidente decidiu, nesta quinta-feira (17), vetar o aumento no número de Deputados Federais, aprovada na Câmara e no Senado no fim de junho. A medida pode ser vista como uma tentativa de melhorar os índices de aprovação do petista, que vinham enfrentando sérias dificuldades últimos meses.

Os parlamentares terão 30 dias para analisar a decisão de Lula, podendo manter ou derrubar o veto. Caso seja mantido, o número total de deputados federais permanece em 513.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

No entanto, uma redistribuição precisará ser feita para que o número de representantes de cada unidade da federação seja proporcional à sua população. A redistribuição das vagas será feita pelo Tribunal Superior Eleitoral até 1º de outubro, e deve acrescentar a Santa Catarina quatro vagas na Câmara.

Em retaliação direta, os deputados aprovaram ainda na noite de quarta-feira (16), cerca de duas horas após Lula comunicar que vetaria o reajuste no número de representantes, um projeto que pode gerar um impacto de até R$ 30 bilhões ao governo.

O texto autoriza o uso de recursos do Fundo Social, abastecido por royalties da exploração do petróleo no pré-sal, para financiar dívidas de produtores rurais atingidos por calamidades públicas. O projeto ainda será apreciado no Senado.

Assista ao Comentário do Prisco

           

             

Motoboys veem com bons olhos implantação de faixa exclusiva

Presidente da Associação da categoria usa exemplo de São Paulo: “a gente percebe que existe efetividade”

A possibilidade de implantação de um corredor exclusivo para faixas repercutiu bem entre os motociclistas. A medida ainda não foi confirmada, é apenas um projeto da prefeitura mas já gerou uma expectativa positiva no público beneficiado. O presidente da Associação dos Motoboys de Santa Catarina, Alexandre Santos, reitera que a faixa exclusiva já é utilizada como um experimento em São Paulo e tem apresentado bons números.

Continue lendo