3 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Política

Ministro da Previdência, Carlos Lupi, pede demissão do cargo

Ele destacou nas redes sociais que não teve o nome citado nas investigações referentes ao rombo de R$ 6 bilhões no INSS, mas não agiu quando recebeu alerta, em junho de 2023

O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou nesta sexta-feira (2) o desligamento do cargo. Ele era ministro desde janeiro de 2023, quando Luis Inácio Lula da Silva assumiu como presidente da República. Por meio da rede social X, ele anunciou o pedido de demissão em meio a uma crise na previdência. Investigações recentes revelaram um golpe em pensionistas e aposentadas em mais de R$ 6,3 bilhões.

No entanto, ele ressalta que o nome dele não foi citado nenhuma vez nas investigações e que nem vai ser mencionado.

“Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula. Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador”. Ele finaliza dizendo que, por parte dele, sempre houve apoio à investigação e que seguirá acompanhando a situação de perto.

De acordo com atas de reuniões do Conselho Nacional da Previdência Social, o primeiro alerta sobre o golpe foi dado a ele em 12 junho de 2023, mas demorou um ano para agir. Segundo documento, ele se negou a discutir sobre o assunto naquele momento.

“O ministro registrou que a solicitação era relevante, porém, não haveria condições de fazê-la de imediato, visto que seria necessário realizar um levantamento mais preciso”, diz a ata.

Carlos Lupi deixa o cargo cerca de 2 anos e meio após assumir. “Deixo meu agradecimento aos mais de 20 mil servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, profissionais que aprendi a admirar ainda mais nestes pouco mais de dois anos à frente da Pasta. Homens e mulheres que sustentam, com dedicação, o maior programa social das Américas”, diz Lupi em postagem de despedida.

Com a saída de Lupi, presidente Lula nomeia o ex-deputado Wolney Queiroz como novo ministro da previdência.

Com informações de Portal Uol

           

             

Adolescente chefiava esquema de tráfico de drogas em cidade no Oeste catarinense

Jovem foi apreendida com 1,3 kg de cocaína

Uma adolescente de 17 anos foi alvo de um mandado de internação por liderar grupo de criminosos envolvidos com tráfico de drogas. A apreensão da jovem ocorreu na manhã desta sexta-feira (2) em Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina. A ação foi conduzida pela Polícia Civil (PCSC) da cidade, com apoio da Divisão de Investigação Criminal de Xanxerê (DIC-FRON).

Continue lendo