27 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Trânsito

Modernização do transporte intermunicipal é objeto de acordo firmado entre UFSC e Governo

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom
Equipes de pesquisa tem 17 meses para fazer diagnóstico e propor adequação do sistema

Um convênio firmado entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIE) busca a modernização e a regularização do transporte intermunicipal de passageiros no estado, que, atualmente, funciona sem um edital. Uma reunião sobre o tema foi realizada nesta quarta-feira (26) na sede da secretaria e foi finalizada com a assinatura do acordo.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A parceria pretende melhorar o transporte de passageiros entre municípios do estado, que há anos é um problema, em questão de qualidade e regularização. O documento assinado pelas partes prevê um prazo de 17 meses – um ano e cinco meses – para a equipe da UFSC elaborar um estudo técnico para diagnosticar o sistema e embasar reestruturações do modelo. Neste tempo, os pesquisadores deverão mapear o tamanho da rede, o volume de viagens e de passageiros, as linhas mais exigidas, a existência e o uso da bilhetagem eletrônica, os custos operacionais, os horários, a legislação aplicável e a frota existente, entre outros aspectos.

A partir da análise deste estudo, será feita uma proposta para a modernização, com um possível redesenho de linhas e revisão das operações, que servirá de base para novos editais e para a regularização do serviço. Além de modernizar, o acordo também pretende atender uma demanda no Ministério Público de Santa Catarina, que solicita a adequação do serviço, que historicamente opera sem editais, licitação ou concorrência nas linhas convencionais.

A iniciativa terá a participação direta do Laboratório e Transportes e Logística (Labtrans) da UFSC, que lidera a produção de estudos técnicos e científicos. O reitor da universidade, Irineu Manoel de Souza, esteve na assinatura do convênio e destacou a importância da UFSC na elaboração de soluções para a sociedade. “A nossa universidade tem muitos laboratórios importantes de pesquisa, estudos e formação de estudantes. A produção da ciência e tecnologia é um destaque. Por isso, a instituição está entre as quatro melhores universidades federais do país”, afirmou.

Já a Secretaria de Infraestrutura do Estado, representada pelo secretário Jerry Comper, afirma que a parceria firmada busca o suporte de evidências técnicas e a expertise acadêmica para gerir obras e políticas de mobilidade. A expectativa da pasta é que os estudos tragam mais eficiência, transparência e qualidade ao transporte intermunicipal, ampliando a segurança jurídica, melhorando a oferta de serviços e incentivando o uso do ônibus como alternativa ao transporte individual em todo o estado.

           

             

Adolescente mata tio a facadas e relata discussão por uso de bebidas alcoólicas

Inquérito policial sobre o caso foi concluído nesta semana e enviado ao Poder Judiciário

A Polícia Civil concluiu, nesta semana, o inquérito sobre a morte de um homem que foi vítima de um homicídio praticado pelo próprio sobrinho, em Chapecó, no Oeste catarinense. O caso aconteceu no bairro Alvorada no fim do mês passado e teria sido ocasionado por briga relacionada ao uso de bebidas alcoólicas por parte da vítima. O autor confessou o crime e, por ser menor de idade, está internado de forma cautelar e aguarda julgamento.

Continue lendo