18 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

Monitoramento do Porto de Imbituba localiza 185 baleias-francas no Litoral catarinense

Foto: Divulgação
Destaque foi a região entre Imbituba e Palhoça, com pelo menos 100 aparições

O monitoramento de baleias-francas realizado pelo Porto de Imbituba localizou 185 indivíduos da espécie entre o Litoral catarinense e o gaúcho. A equipe realizou o sobrevoou no dia 10 deste mês e contabilizou 90 pares de mães com filhotes e cinco adultos solitários. A ação percorreu desde Florianópolis até Torres, no Rio Grande do Sul, sendo que o local com maior concentração foi entre Imbituba e Palhoça.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O principal destaque foi o trecho entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, onde foram avistadas 38 baleias, além de outras 32 na Praia do Siriú e 30 na Praia da Pinheira. Em Florianópolis e no litoral gaúcho, não foram registradas aparições.

O número é considerado alto pelas entidades que monitoram o aparecimento de baleias na região. Para a bióloga Mariana Favero Silvano, coordenadora técnica do programa de monitoramento do Porto de Imbituba, o crescimento é motivo de otimismo. “Esse aumento ao longo dos anos nos deixa muito felizes. É uma resposta direta aos esforços de conservação de uma espécie que foi intensamente caçada por séculos no litoral brasileiro”, destaca.

Retorno de conhecidas

As equipes de biólogos identificaram ao menos três indivíduos que já estiveram por aqui em anos anteriores. Um deles é a Sloughy, baleia nascida em Santa Catarina em 2002. Ela ganhou notoriedade nacional ao ser a primeira brasileira a chegar na Ilhas Geórgia do Sul, lugar remoto no Atlântico Sul e uma das áreas de alimentação da espécie. Também foram encontradas nesta temporada a Zimba e a Olívia, com aparições anteriores no Litoral catarinense.

Monitoramento

A ação aérea foi realizada pelo Programa de Monitoramento de Cetáceos da SCPAR Porto de Imbituba, executado pela Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental e com participação do Projeto Franca Austral (ProFRANCA), executado pelo Instituto Australis, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Além desse método, a observação também acontece na terra ao longo da temporada, entre julho e novembro. Esse monitoramento vem sendo realizado de forma ininterrupta há 17 anos em dois pontos fixos.

A observação é diária no período e a são explorados aspectos comportamentais das baleias diretamente na enseada do porto, principalmente durante as manobras dos navios e na Praia da Ribanceira. “Esse monitoramento é muito importante pois permite acompanhar comportamentos como descanso, natação ou interação entre mãe e filhote”, destaca Camila Amorim, Oceanógrafa da SCPAR Porto de Imbituba.

Paralelamente às ações realizadas pelo Porto de Imbituba, o ProFRANCA, executado pelo Instituto Australis, realiza monitoramento terrestre de agosto a novembro em 15 pontos fixos dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia-Franca. O objetivo é observar a abundância, distribuição e comportamento dos animais ao longo do território da APA.

Espécie ameaçada

A baleia-franca-austral ainda é considerada uma espécie ameaçada de extinção no Brasil. Estima-se uma população de cerca de 800 indivíduos, com taxa de crescimento anual de 4,8%, segundo estudo baseado em 15 anos de dados de monitoramento aéreo.

           

             

Bebidas estrangeiras sem documentação são apreendidas em estabelecimento de SC

Origem dos produtos será analisada e, caso confirmadas as irregularidades, envolvidos responderão pelo crime de descaminho

Centenas de garrafas de bebidas de origem estrangeira, introduzidas de forma irregular no país, foram apreendidas nesta quinta-feira (18) durante uma operação no município de Balneário Rincão, no Litoral Sul catarinense. A ação aconteceu dentro de um estabelecimento no município. O comércio foi alvo da Polícia Federal após denúncias apontarem que o local vendia produtos oriundos de fora do Brasil de forma ilícita.

Continue lendo