Bombeiros levaram mais de 3 horas para conseguir alcançar a vítima
Um homem de 47 anos, identificado como Rafael Oliveira, morreu na manhã deste domingo (24) enquanto fazia uma trilha até a Pedra da Tartaruga em Garuva, no Norte de Santa Catarina. A vítima, que era praticante de montanhismo, sofreu um infarto durante o percurso e não resistiu.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) foi chamado por volta das 10h20 por um guia que acompanhava a vítima. Uma caminhonete e o helicóptero Águia foram empenhados no socorro, porém, diante das condições climáticas, a aeronave não conseguiu acessar o local. Uma viatura dos Bombeiros Voluntários e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foram acionados para apoio no socorro.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
De acordo com os Bombeiros, foi necessário mais de três horas para chegar até o montanhista. Foram 75 quilômetros de deslocamento até o início da trilha, na BR-101, seguidos de mais 4,5 quilômetros até o ponto onde a vítima estava. Dois guias que estavam com Rafael realizaram procedimentos de reanimação por cerca de duas horas no aguardo do socorro, porém, sem resposta.
Cerca de 20 minutos após a chegada do CBMSC, as equipes dos Bombeiros Voluntários e do SAMU conseguiram acessar o local e um médico constatou oficialmente o óbito. A vítima foi levada em uma maca até a ambulância avançada do SAMU para os devidos encaminhamentos, trajeto que demandou cerca de 2h30.
‘Vivia a vida intensamente’
Rafael Oliveira era montanhista experiente e nas redes sociais identificava-se como “andarilho da montanha”, onde compartilhava suas aventuras em trilhas e escaldadas em diversos locais pelo Brasil e outros países. Nas redes, familiares, amigos e conhecidos lamentaram a perda.
“Descansa em paz Rafa… obrigada por tudo em que um dia vivemos… sei que partiu fazendo o que amava… guardarei lindas lembranças em minha memória”, escreveu uma publicação. “Rafael partiu fazendo o que amava e no lugar que tanto amava, deixando em todos nós um exemplo de dedicação e paixão pela vida. Descanse em paz, hoje os céus receberam um toque a mais de alegria!”, escreve outro amigo do montanhista.

A trilha de subida até a Pedra da Tartaruga – localizada na Serra do Quiriri, a cerca de 10 quilômetros de Garuva – possui percurso em torno de 12 quilômetros de ida e volta, a mais de 1.350 metros de altitude. Apesar de ser uma distância relativamente curta, o trajeto tem nível moderado e exige bom condicionamento físico devido ao terreno íngreme e escorregadio.
Jovens são resgatados após ficarem ilhados em rio
Um bombeiro chegou a ser arrastado pela força da correnteza e precisou ser resgatado
Os três jovens foram resgatados neste domingo (24) pelo Corpo de Bombeiros (CBMSC) em uma operação complexa que durou mais de 10 horas. As vítimas estavam acampadas ao lado do de um rio no bairro Brusque do Sul, em Orleans, e ficaram ilhadas após serem surpreendidas pela elevação repentina do nível da água.