9 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Moraes vota pela condenação de Bolsonaro em julgamento da trama golpista

Ministro do STF aponta que ex-presidente atacou a democracia ao disseminar mentiras sobre o sistema eleitoral e incentivar atos antidemocráticos / Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo que julga Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado, votou nesta terça-feira (9) pela condenação do ex-presidente. O julgamento ocorre na 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). No voto, Moraes concluiu que Bolsonaro atuou como líder da organização criminosa que teria planejado e incentivado atos contra a democracia brasileira entre 2022 e 2023. Além do ex-presidente, o relator pediu a condenação de todos os demais envolvidos na ação. Entre os crimes imputados estão golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado.

Com o voto de Moraes, o julgamento segue agora para a manifestação dos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Para que haja condenação, é necessário que pelo menos três dos cinco ministros votem nesse sentido. O caso é considerado histórico por tratar da responsabilização do ex-presidente da República no âmbito da tentativa de ruptura institucional ocorrida após as eleições de 2022.