14 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Bombeiros

Morte em área interditada de praia

Imagem: CBMSC.

Um homem adulto morreu e duas crianças sobreviveram após serem arrastados pelo mar

Um homem morreu na tarde da última segunda-feira (13) após se afogar na região do Pontal do Norte, em Itapoá, no litoral norte de Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros (CBMSC), três pessoas, um adulto e duas crianças, estavam no mar quando foram surpreendidas por uma corrente de retorno, que os arrastou para longe da faixa de areia. Banhistas que estavam próximos ao local conseguiram retirar as duas crianças da água com o auxílio de uma corda feita com toalhas de banho amarradas.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Um pescador que presenciou a situação utilizou um colete salva-vidas para nadar até a vítima, que ainda não estava submersa, e retirou o homem da água desacordado. Bombeiros foram acionados e iniciaram manobras de reanimação cardiopulmonar, a vítima apresentava grau 6 de afogamento, o mais grave da classificação. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, também foi acionado, com equipe de paramédicos a bordo, que assumiu o atendimento. Apesar dos esforços das equipes de resgate, a médica presente na ocorrência constatou o óbito da vítima ainda no local.

Relatório aponta homens jovens como as principais vítimas de afogamento em SC
Local onde ocorreu o afogamento. Imagem: CBMSC.

Conforme informado pelo CBMSC, o posto de guarda-vidas mais próximo do local do afogamento estava desativado devido as obras de alargamento da praia. O posto ativo mais próximo estava localizado a aproximadamente 850 metros. A corporação reforça que o trecho onde ocorreu o afogamento, compreendido entre os setores 32 e 34 da orla, está oficialmente classificado como “área em obra, praia interditada”. A informação está disponível no site oficial para acompanhamento das intervenções. A classificação indica que o local oferece riscos à segurança e não deve ser utilizado para banho de mar. O Corpo de Bombeiros orienta a população a respeitar as sinalizações, evitar áreas interditadas e procurar sempre trechos monitorados por guarda-vidas, especialmente durante o período de obras e alterações na faixa de areia.

Para acompanhar o andamento das obras de dragagem em Itapoá clique aqui.

Mapa da área de dragagem (14/01/2026)

           

             

Relatório aponta homens jovens como as principais vítimas de afogamento em SC

Mais da metade das ocorrências de salvamento nas praias envolvem esse público

Um relatório divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina revelou que os homens jovens são os que mais se afogam no Litoral do estado. Dos 1022 salvamentos registrados pela corporação entre os dias 15 de dezembro e 12 de janeiro, 627 envolviam homens com idade média de…

Continue lendo