Veículo teria perdido os freios e corria risco de explodir após colisão; autoridades avaliam dano ambiental
Um acidente envolvendo um caminhão tanque provocou um vazamento de combustíveis em um córrego na tarde desta terça-feira (5) em Presidente Nereu, no Vale do Itajaí. O motorista precisou saltar do caminhão antes do acidente e sofreu escoriações. A extensão dos danos ambientais é investigada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC).
O acidente foi registrado por volta das 15h20 na SC-110, entre Presidente Nereu e Lontras. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), o condutor, de 33 anos, percebeu a falta de freios do caminhão, que transportava gasolina e diesel. Como o veículo poderia colidir contra rochas e sofrer uma explosão, ele decidiu alinhar o caminhão com a vegetação e pular dele ainda em movimento.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Quando a equipe do CBMSC chegou ao local, o motorista já havia sido conduzido para o hospital pelos Bombeiros Voluntários de Lontras. Já o veículo saiu da pista e capotou em uma ribanceira às margens da rodovia, onde passa um pequeno córrego de água da serra.
Acidente causou vazamento de produtos químicos
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) confirmou que houve vazamento de gasolina e óleo diesel na vegetação e no córrego d’água. O caminhão tanque possuía capacidade para até 25 mil litros de combustíveis, mas não foi possível identificar a quantidade de carga no momento do acidente.
A empresa responsável pela gestão ambiental compareceu ao local e conseguiu realizar a contenção primária do vazamento. Porém, diante do risco inicial de explosão do caminhão, a resolução definitiva do problema foi deixada para esta quarta-feira (6). O trecho da SC-110 chegou a ser pericialmente interditado, mas o trânsito foi completamente liberado por volta da 1h, após a PMRv descartar maiores riscos.
A polícia não havia conseguido contato com o motorista na terça-feira e também não teve acesso ao disco de cronotacógrafo diante das medidas de segurança na cena do acidente. Porém, em consulta ao sistema, a PMRv constatou que o condutor não possuía o curso de produtos perigosos e identificou que o acidente pode ter sido causado por falta de atenção e cuidados.
Diante dos possíveis danos ambientais pelo vazamento dos combustíveis na água e no solo, o IMA-SC, a Polícia Militar Ambiental e a Defesa Civil de Presidente Nereu foram acionados para os procedimentos de resposta à ocorrência junto à seguradora da empresa responsável pelo transporte dos produtos. O motorista foi autuado e pode responder criminalmente por causar poluição que resultem em danos à saúde humana ou na mortandade de animais ou destruição da flora.
Idosa cai em cima de telhado de escola com carro
Automóvel ficou pendurado entre muro e telhado no local
Uma idosa de 73 anos perdeu o controle do carro e caiu em cima da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Saudades, no Extremo Oeste catarinense, no início da noite desta terça-feira (5). Após a queda, o veículo ficou pendurado entre o muro e o telhado da escola.