6 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Policial

Motorista que matou companheiro de viagem é condenado a 26 anos em SC

Foto: PCSC/Divulgação
Ele foi preso um dia depois do crime após desobedecer uma ordem de parada da polícia e fugir

Um homem foi condenado a 26 anos de prisão por matar um companheiro de viagem no município de Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense, no ano de 2023. O julgamento aconteceu nesta semana. O réu respondeu pelo crime de homicídio triplamente qualificado, além de outros cinco delitos: porte de arma de fogo de uso restrito, desobediência, direção perigosa em velocidade incompatível, condução sob efeito de substância psicoativa e posse de droga para consumo pessoal.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O crime

O caso aconteceu no dia 8 de agosto de 2023, na rua Francisco Schatz, paralela à BR-282, no bairro São Brás, em Joaçaba. O réu e a vítima viajavam juntos pelo estado e, durante a passagem pelo município, parou o carro em uma via pouco movimentada, sacou uma arma de fogo e atirou na cabeça da vítima, que teve o corpo abandonado na via. Segundo a denúncia, a execução se deu por conta de um desentendimento envolvendo uso de drogas e desavenças anteriores.

Após o crime, ele fugiu para o Rio Grande do Sul. No dia 9, durante uma blitz da PRF, o réu desobedeceu a ordem de parada da guarnição e iniciou uma fuga. Durante a perseguição, ocorrida em uma noite chuvosa, os agentes perceberam a execução de diversas manobras perigosas, inclusive ultrapassagens proibidas e condução pelo acostamento. Ele foi preso após perder o controle do carro e cair em uma vala.

No momento da abordagem, o condutor apresentava sinais de alteração psicomotora pelo uso de cocaína. Ele confirmou que usou a droga e 2,10 gramas do mesmo entorpecente foram apreendidos. Ele foi levado à delegacia e preso.

Condenação

O homem foi condenado pelo Tribunal de Justiça da Comarca de Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense, que teve a primeira sessão do ano com esse caso. A sentença fixou a pena de 25 anos, dois meses e 12 dias de reclusão, além de um ano, cinco meses e sete dias de detenção por seis crimes: homicídio triplamente qualificado – por motivo torpe, traição e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima -, porte de arma de fogo de uso restrito, desobediência, direção perigosa em velocidade incompatível, condução sob efeito de substância psicoativa e posse de droga para consumo pessoal.

Além disso, foram determinadas as penas de dois meses de prestação de serviços à comunidade, referentes ao crime de porte de drogas, e a suspensão ou proibição de obter habilitação por dois meses e 11 dias. O juiz responsável pelo caso determinou a imediata execução da pena. Cabe recurso.

           

             

Homem morre esmagado por cabine de caminhão no Oeste catarinense

Vítima estava realizando trabalho de manutenção no motor, quando estrutura caiu sobre ele

Um acidente de trabalho trágico matou um homem na tarde desta quinta-feira (5) no Oeste de Santa Catarina. A vítima, identificada como Osmar Gonçalves da Silva, o “Magrão”, de 55 anos, estava realizando a manutenção do motor do veículo quando a estrutura cedeu e a cabine caiu sobre ele, que morreu esmagado.

Continue lendo