Denúncia aponta que o CBEA estaria realizando o procedimento para liberar espaço
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apura uma denúncia de que o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) de Joinville estaria aplicando eutanásia sem necessidade em animais acolhidos para liberar espaço. A prefeitura tem até 15 dias úteis para enviar um relatório ao MPSC com todos os animais que receberam eutanásia nos últimos dois anos.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a Promotora de Justiça Simone Cristina Schultz, a apuração busca verificar se as eutanásias foram realizadas de acordo com os critérios estabelecidos e se houve justificativas para os procedimentos. Após a análise do documento, a Promotoria de Justiça vai avaliar as próximas providências.
Em nota à TVBV Online, a prefeitura de Joinville afirmou que a principal estratégia utilizada para liberar espaço é a adoção, e que a eutanásia é empregada apenas como último recurso para casos em que não há possibilidade de tratamento. A prefeitura ainda ressaltou que o atendimento dos animais no CBEA é realizado por veterinários qualificados e experientes, que visam a atenção e os cuidados necessários.
Confira a nota da prefeitura na íntegra
“A Prefeitura de Joinville está fazendo um levantamento detalhado dos dados para enviar ao Ministério Público no prazo estabelecido, mas destaca que todo o atendimento aos animais do Centro de Bem-Estar Animal é realizado sob responsabilidade de veterinários qualificados e com experiência, visando sempre a atenção e o cuidado necessários. A eutanásia, conforme prevê o protocolo, somente é utilizada como última alternativa, quando não há uma outra possibilidade de tratamento. A nossa estratégia permanente são as campanhas de adoção. Inclusive temos uma feira permanente on-line.”
Feira de doação em Joinville
O CBEA vai realizar uma feira de adoção de cães filhotes a adultos neste sábado (31) na Arena Joinville. O evento ocorre das 9h às 13h e é preciso apresentar um documento pessoal e comprovante de residência para adotar um animal. Além disso, a prefeitura possui uma feira de adoção virtual permanente que pode ser acessada através deste link.
*Sob supervisão de Bernardo Ebert
VÍDEO: Nove construções em APP são demolidas no Norte da Ilha
Prefeitura diz que ninguém vivia nas edificações; moradores contestam
Nove casas situadas nas Dunas dos Ingleses, em área conhecida como Comunidade do Siri, foram demolidas na manhã desta segunda-feira (29) pela prefeitura de Florianópolis. Segundo o órgão, as construções foram derrubadas por estarem…





