Diretor executivo da Fecam, Adriano Caldas, afirma que o Comac-SC reunirá demandas que serão levadas à COP30
Em cerca de duas semanas, o principal fórum que debate a gestão pública dos municípios de Santa Catarina, o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC), irá reunir cerca de cinco mil participantes no Expocentro de Balneário Camboriú. Realizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o evento oferecerá palestras, expositores e uma programação técnica robusta.
Entre os assuntos que devem ser debatidos por especialistas, prefeitos e demais gestores municipais estão o uso da inteligência artificial, conectividade nas escolas, turismo sustentável, geração de emprego e renda e mudanças climáticas. Segundo o diretor executivo da Fecam, Adriano Caldas, o congresso será a oportunidade de reunir as demandas dos municípios catarinenses que serão levadas à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, em Belém (PA).
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo Caldas, essas pautas já vêm sendo levantadas por prefeitos junto à Assembleia Legislativa. Uma delas diz respeito às áreas de preservação ambiental em meio a terras de produção agrícola. “Pelo Código Ambiental, nós temos que ter 20% de área de preservação nas áreas agrícolas. Santa Catarina tem propriedades com muito mais que isso, às vezes 40%, até 50% de área preservada, e nada disso retorna para os produtores”, explica o diretor executivo.
Adriano Caldas afirma que os prefeitos catarinenses querem levar à discussão na COP30 propostas que possam recompensar os agricultores pelo excedente de áreas preservadas em meio à produção agrícola. “Nós estamos tentando propor que eles tenham uma isenção, tanto de impostos ou isenção em juros de financiamentos, favorecendo que eles tenham essa área maior e que incentive que eles continuem essa área de preservação dentro das propriedades”.
O Comac-SC acontece entre os dias 2 e 4 de setembro, com entrada gratuita. A programação conta com com palestras de nomes de peso, como o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes e o ex-ministro da Economia Paulo Guedes. Adriano Caldas detalhou as prioridades da gestão pública catarinense que devem ser debatidas no ao programa SC Acontece da TVBV.
Assista à entrevista
VÍDEO: Cadela presa em buraco de 5 metros mobiliza resgate delicado em SC
Devido à largura da escavação, não era possível descer até o animal
Uma cadela, identificada como Bela, precisou ser resgatada de um buraco com cinco metros de profundidade na manhã desta sexta-feira (15). A operação ocorreu no loteamento Vaccari em Chapecó, Oeste de Santa Catarina. O que dificultou o resgate do animal foi a largura da fenda que não permitia a descida de uma pessoa até o fundo.