23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Mulheres assumem o comando da Prefeitura e da Câmara em Chapecó

As duas vereadoras do PSD assumiram os respectivos cargos, devido à uma sequência de licenças da linha sucessória / Fotos: Leandro Schmidt/PMC

Por uma semana, duas lideranças políticas assumiram os principais cargos no município de Chapecó. Desde o início da semana e até domingo (5), as vereadoras dos PSD, Sueli Suttili e Elisiane Sanches conduzem os destinos administrativos da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. Sueli como prefeita, e Elisiane, na presidência da Câmara. A oportunidade se deu devido a um pedido de licença de parte do prefeito João Rodrigues para tratar de assuntos pessoais. O vice-prefeito, Itamar Agnoletto, e o presidente da Câmara, André Kovaleski, que estavam na linha sucessória, também se licenciaram do cargo. Sueli Suttili assumiu a presidência da Câmara no domingo, 28, o que a habilitou formalmente para que pudesse assumir o Executivo. Sueli está no primeiro mandato como vereadora, mas já tem vasta experiência em gestão, na área pedagógica, tendo inclusive, assumido temporariamente a Secretaria de Educação do município.

Segunda mulher da história a comandar Chapecó

Vereadora Sueli Suttili – Foto: Divulgação

Sueli disse que se sente honrada em assumir o comando do Executivo de uma cidade do porte de Chapecó. Ainda mais por ser a segunda mulher na história a conquistar essa oportunidade. Há 18 anos Ulda Baldissessa assumiu como prefeita. Na época o prefeito também era João Rodrigues, o que demonstra a valorização também das mulheres. Segundo ela, trata-se de um ato de confiança da Administração. “Nesse período pretendo ouvir as demandas da comunidade e dar continuidade ao bom trabalho que a atual gestão tem realizado em todos os sentidos, seja na educação, saúde, cultura, esporte, lazer, em todos os sentidos”, disse.

Presidência da Câmara

Vereadora Elisiani Sanches / Foto: Ascom Câmara

Enquanto isso, na Câmara, a temporariedade no cargo é da vereadora Elisiani Sanches (PSD). A função também será exercida até o próximo domingo, 5, dia em que o presidente licenciado, André Kovaleski (PL), reassume o comando da Casa Legislativa. Com a licença de Kovaleski, a vice-presidente, Suelli Suttili (PSD), deveria assumir a Câmara Municipal de Chapecó. Mas em função de que o prefeito João Rodrigues (PSD) e o vice-prefeito, Itamar Agnoletto (PP), também se licenciaram do cargo, Suttili assumiu a Prefeitura de Chapecó. Além disso, como a primeira-secretária, vereadora Marcilei Vignatti (UB), está em viagem ao exterior, quem assumiu a presidência do Legislativo, foi a segunda- secretária, Elisiani Sanches. “Por mais que seja um período curto, vamos dar seguimento às ações e diretrizes já implantadas pela Mesa Diretora e cumpriremos agendas interna e externa representando a Casa Legislativa”, completou.