23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Mulheres: busca de espaço no trabalho, na política, e menos violência

Deputada Ana Campagnolo (PL) quer mais transparência na comunicação à Polícia nos casos de violência contra as mulheres / Foto: Bruno Collaço / Agência AL

A valorização das mulheres se estabelece no cotidiano. O Dia Internacional dedicado a elas, é um simbolismo a ser evidenciado. No entanto, é no dia a dia que elas devem ser vistas, cada qual, na sua atividade ou realidade de vida. Cada vez mais, notoriamente, há esforço no sentido de evidenciar o empoderamento feminino, seja através do empreendedorismo, da política, ou em qualquer que seja o espaço que ela ocupa. Porém, no campo da segurança, está a maior preocupação. Na Alesc, o Projeto de Lei, PL 3/2023 que determina às unidades de saúde do Estado, a comunicarem às autoridades policiais, as ocorrências em que mulheres são vítimas de agressão, teve, na iniciativa da deputada Ana Campagnolo (PL), com a inclusão na Lei a notificação também às forças policiais dos casos de violência contra a mulher. A legislação, que trata das políticas públicas para combate à violência contra as mulheres, já prevê a comunicação ao Poder Judiciário e ao Ministério Público. No entanto, fortalece a rede de proteção à mulher e dá mais transparência aos casos de violência contra elas. A proposta foi aprovada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa, na terça-feira (05).

MDB Mulher lageano se mobiliza e mostra força

A comissão organizadora da noite tendo à frente a presidente do MDB Mulher Fátima Ogliari

Evento do MDB Mulher, de Lages, na noite do dia 6, em uma pizzaria também serviu para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8/03). Mais de 100 mulheres participaram. Por isso, a conversa girou em torno das lutas e conquistas femininas, bem como ações que serão desenvolvidas para aumentar a participação da mulher em vagas que serão disputadas nas próximas eleições municipais. Ainda durante o evento aconteceu a filiação partidária de Rita Lang, uma importante liderança local. Em 2016, Rita foi candidata a vereadora e recebeu 996 votos e agora vai reforçar o time feminino emedebista nas próximas eleições. Iniciativa contou com a presença de Elizeu Mattos, postulante à Prefeitura de Lages, e um grande defensor da presença feminina em cargos públicos. Ele lembrou que quando fora prefeito, secretarias importantes foram preenchidas por mulheres, entre elas a Saúde, Educação e Comunicação.