14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Economia

Municípios catarinenses podem participar do Programa de Aquisição de Alimentos; confira o prazo

Menos de 60 cidades mostraram interesse e a Secretaria incentiva que os municípios se habilitem

A habilitação para as prefeituras dos municípios de Santa Catarina participarem do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) termina nesta quarta-feira (7). Ela pode ser feita através do Portal de Serviços do Governo catarinense, acesse clicando aqui.

No estado, ao todo o programa vai destinar R$ 10 milhões para compras da agricultura familiar que vão beneficiar equipamentos de toda a rede socioassistencial. Porém, segundo a secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, por enquanto, menos de 60 cidades demonstraram interesse.

Para auxiliar todos os gestores que têm alguma dúvida, a Secretaria, por meio da Coordenadoria Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional está fazendo atendimentos presenciais e on-line, para fornecer suporte e orientação às prefeituras.

Etapas de participação

Nesta etapa o edital está aberto para que os municípios possam se habilitar. Após, será a vez dos agricultores interessados fazerem os seus cadastros e, por isso, a Coordenadoria Estadual já iniciou as visitas com o objetivo de fortalecer vínculos com os que já vendem para o PAA e disseminar a informação com o intuito de que mais produtores participem.

No último edital, Santa Catarina foi o estado do Brasil que contou com a maior diversidade de itens disponibilizados para serem adquiridos da agricultura familiar pelo PAA. Eram 248 produtos cadastrados, desde verduras e legumes, mel, pães, bolacha, polpa de fruta, entre outros. O número de agricultores foi de 293 e a meta para 2024 é ampliar para 800.

Foto: Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família/Reprodução