18 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Clima / Tempo

Municípios decretam emergência em função das chuvas; veja previsão para a semana

Cidade registra o equivalente a 2 meses de chuva, que deve persistir durante a semana

O município de Araquari, no Norte de Santa Catarina, registrou o equivalente a dois meses de chuva neste final de semana. Segundo a Defesa Civil, o acumulado de precipitação alcançou 281mm em 24h na tarde desse domingo (25), o que causou pelo menos 28 deslizamentos de terra e diversos pontos de alagamentos, e levou a cidade a decretar Situação de Emergência.

Joinville, na mesma região, também sofreu uma série de danos com a chuva intensa de sábado (24) e domingo. Foram pelo menos 79 ocorrências registradas, entre 33 alagamentos, 30 deslizamentos, 11 quedas de muros e 5 quedas de árvores. O prefeito Adriano Silva e a vice Rejane Gambin realizaram uma reunião do Gabinete de Crise e também decretaram Situação de Emergência no município.

Já nesta segunda-feira (26), a chuva diminui na região, mas o risco de temporais isolados e ocorrências relacionadas persiste em função das instabilidades atmosféricas associadas à umidade do ar e o calor, especialmente na porção mais ao interior do estado. Confira a previsão do tempo para esta semana.

 

Segunda-feira

A semana começou nublada em todo o Litoral de SC e áreas próximas, com chuva por alguns momentos, devido à circulação marítima. Nas demais regiões, o sol aparece em meio às nuvens, favorecendo a elevação da temperatura, que combinada à umidade e a formação de um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai, provoca pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde, com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

As temperaturas máximas à tarde variam entre 22 e 27°C dos planaltos ao litoral e de 27 e 30°C no Grande Oeste. Vento passando de sudeste a nordeste no Litoral e variando de nordeste a noroeste nas demais regiões, ambos fracos e com rajadas de até 50km/h no Litoral Sul. Mar agitado no Litoral Sul, com ondas de sudeste com picos de 2,0m próximas a costa. No restante do Litoral, ondas entre 1,0 e 1,5m.

Terça-feira

A terça-feira (27) já começa com tempo instável e com chuva e temporais do Extremo Oeste ao Litoral Sul, devido a formação de uma frente fria entre o RS e SC, associada a um sistema de baixa pressão. Por alguns momentos, a chuva ocorre de forma intensa em curto espaço de tempo e acompanhada por raios, rajadas de vento e granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. Nas demais regiões, da Grande Florianópolis ao Norte e no Vale do Itajaí, a chuva ocorre de forma mais isolada e principalmente entre a tarde e a noite, na forma de pancadas com trovoadas, com risco moderado para ocorrências.

À tarde, as temperaturas sobem mais no norte do estado, com máximas entre 30 e 34°C no Litoral Norte e Vale do Itajaí. Vento de nordeste a noroeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas de 40 a 60km/h, especialmente nas áreas altas. A agitação marítima vai diminuindo ao longo do dia, mas ainda apresenta picos de ondas perto de 2,0m no Litoral Sul pela manhã.

Quarta-feira

Esta quarta-feira (28) começa com presença de sol em todas as regiões, favorecendo a elevação das temperaturas. A partir da tarde, o calor combinado à umidade e à instabilidade em médios e altos níveis da atmosfera forma áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões. Associado aos temporais, ocorre chuva intensa em curto período de tempo, raios, rajadas de vento e granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências.

As temperaturas mínimas variam de 17 a 22°C no estado. À tarde, as máximas oscilam entre 28 e 32°C na maior parte do estado, com exceção do Planalto Sul e áreas mais altas do Litoral Sul, onde não passam dos 25°C. Vento moderado de noroeste a sul, com rajadas entre 40 e 60km/h à tarde.

Quinta e sexta-feira

Entre a quinta-feira (29) e a sexta-feira (1º), permanece a condição para temporais entre as tarde e noites, devido ao aquecimento e a uma frente fria que se desloca lentamente pelo mar. O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo