Na próxima terça-feira, dia 30 de junho, às 19h30, o projeto Museus Virtuais convida o público de Florianópolis para uma viagem que atravessa fronteiras e séculos sem exigir passaporte. O foco é o artista El Greco, mestre das formas alongadas, das cores incendiadas e da espiritualidade que transborda das telas como uma prece silenciosa. Séculos depois de sua morte, sua obra continua a provocar o olhar, a inquietar certezas e a lembrar que a arte verdadeira jamais se acomoda às convenções de sua época.
A sessão gratuita, realizada no Paradigma Cine Arte, levará os participantes a uma visita virtual por dois importantes espaços dedicados ao legado do artista: o Museu do Prado, em Madri, e o Museu El Greco, em Toledo, único da Espanha inteiramente voltado à sua trajetória.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Nascido como Doménikos Theotokópoulos, na ilha de Creta, El Greco iniciou sua formação artística sob a tradição dos ícones bizantinos. Mais tarde, absorveu as influências renascentistas de Veneza e encontrou em Toledo, na Espanha, o cenário ideal para desenvolver uma linguagem única. O resultado foi uma obra que escapava dos padrões estabelecidos. Seus personagens parecem esticar-se em direção ao céu, como se procurassem alcançar algo além do visível. A luz não apenas ilumina; ela revela estados da alma.
Talvez por isso sua arte tenha sido incompreendida por muitos contemporâneos. O que hoje admiramos como originalidade foi visto por alguns de seus pares como excentricidade. Mas o tempo, esse crítico paciente, tratou de reposicionar El Greco entre os grandes nomes da história da arte. Nos séculos XIX e XX, o trabalho do artista seria redescoberto e celebrado por artistas modernos que reconheceram nela uma ousadia estética surpreendentemente atual.
Serviço
O quê: Sessão “A arte de El Greco” – Projeto Museus Virtuais
Quando: terça-feira, 30 de junho
Horário: 19h30
Onde: Paradigma Cine Arte – SC-401, nº 8600, Sala 2, Bloco 8 Corporate Park, Florianópolis/SC
Entrada: Gratuita – Distribuição de ingressos: 1h antes da sessão, conforme disponibilidade da sala
Balneário Camboriú sedia seminário gratuito sobre cannabis medicinal
Balneário Camboriú recebe nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de junho, o 1º Seminário Catarinense de Cannabis Medicinal. O evento será realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com…







