O presidente da Alesc é agora o governador interino de Santa Catarina, e permanece no cargo até o próximo dia 14 de julho / Foto: Roberto Zacarias/Secom
O governador Jorginho Mello transmitiu o cargo de chefe do Executivo estadual ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Mauro De Nadal, na noite deste domingo, 7, na Casa d’Agronômica. A transmissão ocorreu em função da missão internacional a Portugal, onde Jorginho Mello estará do dia 8 ao dia 14 de julho em encontros que buscam novas parcerias entre SC e o país europeu. Neste mesmo período, a vice-governadora, Marilisa Boehm também participa de outra missão internacional, ao Uruguai. Turismo, Segurança Pública, Saúde e Logística devem ser os principais temas abordados durante a missão internacional em Portugal. O grupo catarinense será composto por secretários de Estado, deputados, empresários e diretores de autarquias. Enquanto isso, Mauro de Nadal, como interino, deverá aproveitar ao máximo o período como chefe maior, visitando as regiões. Nadal não escondeu a felicidade, mas destacou também a responsabilidade, mesmo por uma semana. Por outro lado, o deputado estadual Maurício Eskudlark assumiu na Alesc como presidente interino, cumprindo assim o mandato na ausência do titular.
CPAC Brasil fortalece a direita

A Conferência Política de Ação Conservadora (CPAC), neste final de semana em Balneário Camboriú deve ter sido muito bem observada. A presença do presidente argentino, Javier Milei, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, é, por si só, motivo suficiente para “espionar” passos e falas de ambos. O evento no Expo Centro, esteve repleto de conservadores. O próprio governador Jorginho Mello, juntamente com Bolsonaro, recepcionou Milei, que foi recebido com todas as honrarias. Um evento desse porte, com certeza, atraiu olhares em todo o mundo. Afinal, lideranças da direita e ativistas conservadores tiveram oportunidade de expor questões complexas vividas em tempos de hoje no Brasil. A deputada Caroline De Toni, por exemplo, ao falar, alertou para a gravidade daquilo que já está declaradamente está ocorrendo no Brasil: o cerceamento explicito das liberdades. Em suma, ainda no tocante ao presidente argentino, sem nenhuma agenda com o presidente Lula, há quem tema que ocorra uma piora na crise diplomática entre os dois países. Ao comunicar o Itamaraty sobre a visita ao Brasil, Milei classificou como sendo privada. Seja como for, o evento, em sua grandiosidade, terá reflexos, principalmente no pleito que se avizinha. Liberais esperam colher frutos com influência direta nos resultados das urnas.
Ricardo Guidi foi participativo no evento

Ao participar do CPAC Brasil 2024, logo após ter cumprindo agendas da pré-campanha, em Criciúma, o pré-candidato Ricardo Guidi (PL), acompanhou a programação do evento em Balneário Camboriú. Já na cidade, o deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Criciúma, aproveitou ao máximo a popularidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. No sábado, almoçou com ele e o governador Jorginho Mello. No restante da programação esteve presente em todos os momentos do evento, o qual, ele considerou bastante importante para a direita brasileira, justamente pelo grande número de lideranças.
Podemos realiza encontro gigante em Florianópolis

O Podemos SC reuniu mais de 2 mil pessoas, entre pré-candidatos e lideranças partidárias, o Podemos de Santa Catarina realizou na manhã do último sábado (6) em Florianópolis, denominado de treinamento Oficina da Vitória. O evento teve a presença de dirigentes nacionais do partido, como a presidente Renata Abreu e Vanderlei Luxemburgo, que foram recepcionados pela presidente estadual do partido, a deputada Paulinha, e pelo deputado Lucas Neves. Autoridades estaduais também estiveram no local, como o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o presidente do PSD de Santa Catarina, Eron Giordani, e o prefeito de Bombinhas, Paulinho. Além do prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva, de vice-prefeitos, de vereadores e lideranças do Podemos no estado.
Projeto político
O treinamento incluiu temáticas como comunicação de campanha, construção de um projeto político, marketing digital, direito eleitoral, estratégia de campanha e aspectos socioemocionais. Palestrantes e especialistas que são referências nacionais compartilharam seus conhecimentos com o público, como Geraldo Rufino, Pietro Parronchi, Nilson Gonçalves, entre outros.