6 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

Não vai ter greve: sindicato aprova proposta governamental e serviços não vão paralisar

Imagem: Sintrasem/Reprodução
Movimento estava previsto para começar amanhã, mas foi cancelada após assembleia dos trabalhadores

A assembleia realizada pelo Sintrasem na tarde desta quarta-feira (6) decidiu que não haverá greve geral a partir de amanhã no serviço público de Florianópolis. A categoria aceitou a proposta encaminhada pelo governo e cancelou a paralisação, prevista para começar nesta quinta-feira (7).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Em comunicado, o sindicato afirmou que conquistou direitos importantes e que eram buscados com veemência pela categoria. Dentre as propostas mais importantes está o chamamento de profissionais da área da saúde aprovados em concursos, não terceirização de serviços da educação e reformas em unidades de educação.

Confira a nota completa do sindicato

Quando Topázio encaminhou a primeira resposta à nossa pauta de data-base, se apresentou um ataque a nossos direitos e ao serviço público: “não” à maioria das pautas e inflação parcelada. A categoria reagiu e barrou as propostas que mantinham os mesmos ataques, incluindo o corte de 4 meses de reposição de cada trabalhador. A aprovação da greve a partir de 7/8 mostrou ao governo que temos disposição para reivindicar nossos direitos e a proposta arrancada em audiência é resultado direto da nossa mobilização. O acordo aprovado garante a inflação do vale com retroativo pago em setembro; e a reposição salarial de 5,32% também na folha de setembro, com o retroativo a maio pago em parcela única em janeiro para efetivos e temporários (ACTs).O governo se comprometeu a chamar imediatamente trabalhadores para as equipes de saúde bucal e à Sec. de Assistência Social.

O 3º profissional no G1 foi conquistado com a garantia de chamada e alocação nesse ano, assegurando sua presença já no ano letivo de 2026. Um concurso para o Quadro Civil, ACSs e ACEs será lançado até dezembro, trazendo força contra a terceirização. O complemento do piso do magistério será incorporado aos vencimentos e depois será feita a reposição de 5,32%. Isso garante aumento real de salário aos trabalhadores ACTs – setor mais precarizado da educação. Na tabela do magistério, o governo tem até dezembro para apresentar o valor para continuar a descompactação.

O pagamento do plano de carreira do Civil garante nas incorporações da tabela aumento real, incluindo auxiliares de sala. O governo se comprometeu a investir nas reformas das unidades, criando um sistema público de acompanhamento e fiscalização das obras. Na Floram, garantimos autonomia profissional para que técnicos emitam laudos. A ameaça de terceirização da educação especial foi contida com a inclusão da contratação direta de trabalhadores para o setor. Em relação ao Código 11, reconquistamos o direito a terapias e tratamentos prescritos sem compensação de horas. Sob o governo Topázio, é preciso seguir atentos e mobilizados para o cumprimento do acordo e em defesa do serviço público. Essa vitória é uma conquista da nossa mobilização!

           

             

Perfumes têm variação de preço de 290% em Florianópolis

Procon realizou uma pesquisa de preço sobre presentes para o Dia dos Pais

O Procon de Florianópolis realizou uma pesquisa de preço de itens que são comumente escolhidos para presente no Dia dos Pais. Agentes analisaram 23 produtos em diferentes estabelecimentos da capital, com o intuito de ajudar os consumidores a gastarem menos. Os que escolherem os perfumes, por exemplo, devem ficar atentos, pois foi identificada uma diferença de 290%. O item mais em conta sai por R$ 204,90, enquanto o mais caro sai por R$ 799,90.

Continue lendo