12 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Nebulosidade traz chuva e temperaturas amenas em algumas regiões nesta quarta-feira (12)

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ Arquivo/SECOM
Calor no Vale do Itajaí e Norte do estado aumenta o risco de pancadas de chuva e temporais isolados

Nesta quarta-feira (12), o avanço de uma frente fria favorece as condições de chuva entre o Grande Oeste e o Sul de Santa Catarina. Durante o dia, essas áreas devem ficar com o céu encoberto, e as temperaturas não ultrapassam os 20°C. Nas demais áreas do estado, o sol aparece entre nuvens, com máximas que podem superar os 25°C durante a tarde.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O calor combinado à instabilidade atmosférica aumenta a chance de pancadas de chuva e temporais isolados também entre o Vale do Itajaí e o Norte catarinense. No Litoral, podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o risco é baixo para ocorrências associadas à chuva, como alagamentos pontuais e danos na rede elétrica.

Previsão para os próximos dias

Na quinta-feira (13), o tempo segue instável em boa parte de Santa Catarina. Após a passagem da frente fria, do Meio-Oeste ao Litoral catarinense, o dia deve ser nublado, com chance de chuva fraca e isolada a qualquer momento. As temperaturas variam pouco ao longo do dia e não devem passar dos 20°C.

A exceção deve ocorrer no Litoral Sul, onde o sol aparece entre nuvens em alguns períodos, elevando as temperaturas máximas a 25°C. No Oeste, as mínimas ficam próximas de 16°C e as máximas chegam a 23°C, com predomínio de nuvens.

Na sexta-feira (14) e no sábado (15), o tempo se mantém instável. O Oeste catarinense deve registrar pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite. Já no Leste, a nebulosidade varia e há possibilidade de chuva fraca e isolada nos períodos da manhã e da noite.

*Com revisão de Fernando Bortoluzzi

           

             

FECAM sugere que transição climática seja liderada e financiada pelos municípios

Topázio Neto, presidente da entidade, foi a Belém e entregou carta com propostas estratégicas diretamente para organizadores da COP 30

O prefeito de Florianópolis e presidente da Federação Catarinense dos Municípios, Topázio Neto, entregou uma carta aos organizadores da COP 30 posicionando o municipalismo catarinense na vanguarda da ação climática. A “Carta de Santa Catarina” representa os 295 municípios do estado e sugere que a transição climática seja liderada e financiada a partir das cidades. O documento foi entregue nesta terça-feira (11) em Belém, no Pará.

Continue lendo