23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Nível das águas do Guaíba continua baixando

Com informações de Agência Brasil | Bairros Sarandi e Humaitá seguem ilhados. Foto: Giulian Serafim/PMPA

Uma nova morte foi confirmada em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul

O nível das águas do Guaíba em Porto Alegre continua abaixo dos 5 metros, mas ainda está oscilando neste sábado (18). As medições mais recentes apontam uma variação entre 4,52 m, na medição das 7h; e 4,54 m na medição das 12h, no Cais Mauá, próximo à Usina do Gasômetro, segundo informação da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema).

Com o recuo das águas, pouco a pouco a população tem a possibilidade de retornar à suas casas para averiguar as perdas. Entretanto, o nível segue acima da cota de inundação, de 3 metros.

 

Nessa sexta-feira (17), o Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Demae) abriu uma comporta para escoar as águas no centro histórico da cidade, local de concentração de comércio, bancos, museus e centros culturais. A comporta aberta, de número 3, na Avenida Mauá esquina com a rua Padre Tomé, ajudou no escoamento da água para a volta natural do leito do rio.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

A medida foi tomada após análise técnica que aponta redução de 40 centímetros de volume de água naquele ponto. O nível recorde do lago foi registrado em 6 de maio, quando bateu a marca histórica de 5,33 metros.

Uma nova morte foi confirmada

O boletim mais recente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado às 12h deste sábado, aponta que uma nova morte em decorrência das chuvas, deslizamentos e enchentes no estado foi confirmada em relação a ontem. O numero agora é de 155 vítimas. Outras 94 pessoas seguem desaparecidas.

Ao todo, 2,3 milhões de pessoas foram afetadas em 461 municípios, entre 540,1 mil desalojadas e 77,2 mil realocadas em abrigos. As ações de ajuda resgataram 82,6 mil pessoas e 12,2 mil animais.