13 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Esportes

Norris encerra jejum histórico e se torna 114º piloto a vencer na F1

Por Band.com.br | Foto: McLaren F1

Britânico estreou em 2019 e venceu o Grande Prêmio de Miami de 2024

O Grande Prêmio de Miami de 2024 foi palco da primeira vitória de Lando Norris, um piloto bastante elogiado na Fórmula 1 e cotado para ser um dos protagonistas da categoria nos próximos anos.

Quem olha os números de Norris conclui que o topo do pódio demorou a chegar. O britânico estreou na F1 em 2019 e está na sexta temporada como titular, sempre pela McLaren.

 

Até então, Norris liderava uma amarga estatística: era o piloto com mais pódios (15) sem uma vitória, superando nomes menos estimados como Nick Heidfeld (13 pódios), Stefan Johansson (12), Chris Amon (11) e Romain Grosjean (10).

Com o primeiro lugar na Flórida, o britânico da McLaren se tornou o 114º piloto da história da Fórmula 1 a vencer uma corrida. Do grid atual da categoria, 12 pilotos já sentiram o gostinho, sendo que outros três – Pierre Gasly, Esteban Ocon e George Russell – também venceram apenas uma vez até aqui.

Esta é uma lista curiosa, aliás. Com uma vitória (por enquanto) na F1, Lando Norris iguala ainda outros 35 pilotos que venceram apenas uma vez na categoria, como Pastor Maldonado, Heikki Kovalainen, Robert Kubica, Jarno Trulli, Olivier Panis, Jean Alesi, Alessandro Nannini, Gunnar Nilson, José Carlos Pace, François Cevert e outros.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Alguns mereciam mais, outros podem comemorar a estatística. No caso de Norris, é bem provável que novas vitórias venham logo, embora seja difícil imaginar que ele se torne figura recorrente no topo do pódio a ponto de brigar por títulos até o fim de 2025.

Mas a tendência é que Norris e a McLaren ganhem força principalmente para 2026, quando a F1 estreia seu novo regulamento. O britânico é cotado em equipes como Red Bull e Mercedes, mas tem contrato com Zak Brown pelo menos até o fim de 2027 e deve ser um dos pilotos mais visados da próxima fase da categoria.