1 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Nova frente fria provoca temporais em Santa Catarina nesta segunda-feira (1)

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos, destelhamentos e queda de árvores

Nesta segunda-feira (1), a aproximação de uma nova frente fria aumenta as condições para temporais em Santa Catarina. A instabilidade, associada a um Ciclone Extratropical, começa pelo Extremo Oeste e regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e se espalha para o restante do estado ao longo do dia. A metade Leste do estado deve registrar os maiores impactos, com temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva intensa.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

De acordo com a Defesa Civil, o risco é considerado moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, enxurradas e queda de árvores. O órgão alerta a população para os cuidados durante os temporais previstos na região. É recomendado buscar locais abrigados, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em caso de ventos fortes, a orientação é evitar ficar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Além disso, diante de chuvas intensas com risco de alagamentos, é fundamental não atravessar ruas inundadas garantindo a segurança de todos.

Confira a previsão para os próximos dias

Na terça-feira (2), a instabilidade deve continuar sobre Santa Catarina durante a madrugada, com condições de temporais, especialmente na região entre o Litoral e Planaltos. Durante o dia essas condições diminuem, mas a chuva deve aparecer a qualquer hora do dia. Entre a tarde e a noite, temporais isolados são esperados no Litoral Norte.

Na quarta-feira (3) e quinta-feira (4), os temporais devem diminuir, dando lugar ao tempo firme em algumas áreas como o Grande Oeste. No Litoral e regiões próximas, a circulação marítima mantém o tempo instável, com nebulosidade e chuva fraca durante o dia.

           

             

Adolescente é resgatada após queda em cachoeira, na Grande Florianópolis

Jovem de 17 anos caiu em área de difícil acesso e precisou de apoio aéreo

Uma adolescente de 17 anos foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) após sofrer uma queda na área da Cachoeira do Jarrão, em Palhoça, na Grande Florianópolis, na tarde deste domingo (30). Por se tratar de uma região de difícil acesso, com terreno acidentado, as equipes solicitaram o apoio da aeronave Arcanjo-01 para garantir um atendimento mais rápido e seguro.

Continue lendo