27 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Tecnologia

Nova tecnologia vai mudar a forma como brasileiros assistem televisão

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foco da inovação é trazer novas funcionalidades para a televisão aberta

Uma nova tecnologia, denominada TV 3.0, será regulamentada nesta quarta-feira (27) e promete transformar o consumo da televisão no Brasil. O principal objetivo desta inovação é adicionar novas funcionalidades para a televisão aberta.

Segundo informações do Governo Federal, a TV 3.0 vai integrar os serviços de internet à televisão aberta, possibilitando o uso de aplicativos que permitirão aos telespectadores interagir com parte da programação e até mesmo fazer compras diretamente de seu televisor.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O novo sistema estará disponível apenas em televisores compatíveis com a tecnologia. A migração do atual sistema de televisão para o novo formato será feita de forma gradual, começando pelas grandes cidades. A previsão é que parte da população brasileira já consiga desfrutar da TV 3.0 durante as transmissões da Copa do Mundo de 2026.

Dentre as novas funcionalidades estão:

  • Votação em tempo real
  • Compras diretamente pela televisão
  • Conteúdos estendidos
  • Publicidade personalizada
  • Serviços do governo digital
  • Alertas de emergência

Uma das principais inovações da TV 3.0 é justamente sua interface baseada em aplicativos, em que as emissoras terão condições técnicas de oferecer, além do sinal aberto já transmitido em tempo real, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos, programas e outras possibilidades.

Segundo o professor e especialista em TV digital, Marcelo Moreno, a nova interface trará destaque para os canais da televisão em um catálogo de aplicativos, com ícones equivalentes aos tradicionais.

“Não é por isso que a troca rápida entre canais desaparecerá: a pesquisa mostrou o quanto é importante manter essa cultura do ‘zapeamento’ e isso se traduz na troca rápida entre os aplicativos das emissoras na TV 3.0”, destacou Moreno.

Além disso, a nova tecnologia também busca destacar emissoras de caráter educativo, por meio da criação do que está sendo chamado de Plataforma Comum de Comunicação Pública e do chamado Governo Digital. Este último será dedicado a garantir acesso a serviços públicos diretamente pela televisão, promovendo maior integração entre Estado e cidadão.

Mesmo em localidades onde o sinal de emissoras públicas não chega por antena de radiodifusão, a conexão pela internet poderá suprir essa lacuna. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina ainda nesta quarta-feira o decreto que regulamenta a TV 3.0.

           

             

Menina morre após ser arrastada por carro na saída da escola

Motorista teria perdido o controle da direção e atingiu a menina, que ficou em estado grave

Uma menina de apenas 8 anos, identificada como Helena Carvalho Albino, morreu após ser atropelada na saída da escola na tarde desta terça-feira (26) em Curitibanos, na Serra catarinense. Ela foi socorrida em estado grave, mas…

Continue lendo