Entre janeiro e outubro deste ano, 538 catarinenses morreram em decorrência do câncer de próstata
O mês de novembro traz novamente à pauta a importância da saúde do homem. Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está promovendo uma série de ações voltadas à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce de doenças, com foco especial no câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens brasileiros depois do câncer de pele não melanoma. A campanha Novembro Azul busca quebrar tabus e incentivar o autocuidado, estimulando que mais homens realizem exames de rotina e procurem atendimento médico regularmente. O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, reforça que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. “O câncer de próstata tem altas taxas de sucesso no tratamento quando identificado no início. Por isso, reforçamos a importância de consultas e exames periódicos”, afirma.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) indicam que, entre janeiro e outubro deste ano, 538 catarinenses morreram em decorrência do câncer de próstata. O número já se aproxima das 624 mortes registradas em 2024 e das 606 em 2023, mostrando a necessidade de ampliar a prevenção. No país, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) projeta 71 mil novos casos da doença em 2025. Os sintomas da doença costumam surgir em estágios mais avançados e podem incluir dificuldade para urinar, dor pélvica, presença de sangue na urina ou no sêmen e disfunção erétil. Por isso, a SES orienta que os homens fiquem atentos a qualquer sinal e procurem o serviço de saúde o quanto antes.
Ações em Novembro
A programação do Novembro Azul segue ao longo do mês com eventos de conscientização em unidades de saúde estaduais e municipais. Além das ações educativas, hospitais públicos catarinenses estão participando do 40º Congresso Brasileiro de Urologia (CBU), o terceiro maior evento da área no mundo, que ocorre neste mês em Florianópolis. Dentre eles, estão o Hospital Governador Celso Ramos, referência estadual em Urologia, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) e o Hospital Infantil Joana de Gusmão, que vai promover o “Novembrinho Azul” voltado para meninos de até 15 anos.
No dia 12, o Multi Hospital de Florianópolis, localizado no aeroporto, promoverá atendimentos gratuitos pelo SUS, incluindo exames de PSA, ultrassonografias e biópsias de próstata. Outro destaque será o encontro online sobre o Cuidado Integral à Saúde do Homem e do Adolescente, promovido pela SES no dia 13 de novembro, às 15h, com temas como promoção da cultura da paz e prevenção da violência e seus impactos na saúde masculina. Para participar de forma online basta acessara o link: bit.ly/4ntTYWj .
Espetáculo “Revista Íntima” terá única sessão no TAC, em Florianópolis
Produção da Cia La Vaca será apresentada no sábado, 15 de novembro
O que acontece com as mulheres que vivem à sombra das grades, seja dentro ou fora delas? Essa é uma das perguntas que movem “Revista Íntima”, espetáculo protagonizado por Drica Santos e Milena Moraes, que será…





