Calor deve ganhar força a partir da segunda quinzena, com diminuição das chuvas
Sob influência do fenômeno La Niña, o mês de novembro deve começar com o clima ainda com cara de inverno em Santa Catarina. É o que apontam as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) e da Epagri/Ciram, responsável pelo monitoramento meteorológico no estado.
As chuvas seguem frequentes na primeira metade do mês, podendo alcançar acumulados elevados, especialmente na metade leste. A previsão é de precipitação acima da média histórica de 180 mm em uma área isolada no extremo sul catarinense, enquanto o Grande Oeste pode enfrentar uma leve seca, com volumes próximos ou abaixo da média.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Apesar de o calor estar demorando para se estabelecer – especialmente no leste de SC, onde ainda deve haver episódios de frio tardio com temperaturas próximas de 0°C nos pontos mais altos da Serra –, as temperaturas podem ficar até 1 °C acima da média a partir da metade de novembro em grande parte do estado.
Em novembro, a estimativa é de que os termômetros variem entre 17 °C e 22 °C. No litoral, as temperaturas também permanecem próximas da média, com exceção do Vale do Itajaí e do Litoral Norte, onde devem ter desvios de até 0,6 °C abaixo do normal.
Previsão para o trimestre
Segundo a previsão da Epagri/Ciram, a expectativa do clima até o mês de janeiro é, no geral, de chuvas abaixo da média no Grande Oeste catarinense e valores valores próximos a acima da média dos Planaltos ao Litoral. As chuvas perdem força a partir da segunda quinzena de novembro. Já dezembro deve ter acumulados totais de 150 a acima de 190 mm na Grande Florianópolis, Extremo Oeste e Litoral Norte, e entre 130 a 150 mm nas demais regiões.
A estimativa é de que o Oeste enfrente longos períodos sem chuva, com baixa umidade relativa do ar e temperaturas altas, intercalados com episódios de chuva intensa. No entanto, a precipitação tende a ser mais persistente na Grande Florianópolis, Litoral Norte, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte, onde serão comuns eventos de chuva forte e temporais com raios, granizo e vendavais. Em janeiro, a chuva volta a ocorrer com maior frequência e regularidade.
Médico acusado por ‘X-Tudo’ de cirurgias plásticas é condenado por lesão grave
Paciente sofreu danos permanentes e passou 2 meses hospitalizada após combo de procedimentos em 10 horas
O cirurgião plástico Marcelo Evandro dos Santos foi condenado nesta quarta-feira (29) a cinco anos de prisão por lesão corporal grave. Ele foi o responsável pelo caso de uma paciente em Florianópolis que ganhou grande repercussão, após ela ficar dois meses internada por complicações de um combo de cirurgias chamado de “X-Tudo”. A pena deve ser cumprida em regime semiaberto, mas ele ainda pode recorrer.






 
																		 
																		 
																		 
																		 
																		