19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Serviços

Novo Centro de Convivência Dia é inaugurado na Passarela da Cidadania em Florianópolis

Foto: PMF

O refeitório do novo espaço começa a funcionar nesta quarta-feira (29)

Na última terça-feira (28), foi inaugurado o novo Centro de Convivência Dia na Passarela da Cidadania, em Florianópolis. Este local, dedicado a prestar auxílio a pessoas em situação de rua, agora oferece uma gama ainda maior de serviços, incluindo um refeitório, lavanderia e copa, além de novas oficinas profissionalizantes.

Anteriormente, a Passarela da Cidadania já fornecia alimentação para 250 pessoas. Com o novo refeitório, a previsão é de servir mais 150 refeições por turno, aumentando a capacidade de atendimento. O refeitório começa a funcionar nesta quarta-feira (29), e para usufruir do espaço, é necessário realizar um breve cadastro, incluindo a apresentação de identidade. Caso a pessoa não possua documentação, o CentroPop se encarrega da recuperação documental.

 

A transição dos usuários do Restaurante Popular para o novo espaço será gradual, seguindo conforme as orientações sejam repassadas para o público. A mudança visa proporcionar um ambiente mais exclusivo e focado nas necessidades das pessoas em situação de rua, oferecendo um suporte mais abrangente em diversas áreas.

“Com acesso ao EJA, cursos profissionalizantes e atendimento da equipe de saúde mental, tudo no mesmo local onde será oferecida a alimentação, é um atrativo maior aos serviços e, consequentemente, ao retorno para o mercado de trabalho”, afirma o secretário de Assistência Social de Florianópolis, Aníbal González.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Entre as novas facilidades, destaca-se um espaço equipado com lavadoras e secadoras, onde um técnico estará disponível para auxiliar no uso dos equipamentos. Além disso, a lavanderia industrial permite a lavagem de itens maiores e proporciona capacitação para os acolhidos, visando inseri-los no mercado de trabalho em setores como lavanderias profissionais e hotelaria.

O Centro de Convivência Dia também agora agrega aos serviços já oferecidos pela Passarela da Cidadania, como espaço de educação, um Centro de Formação Profissional, biblioteca, Passarela da Moda, cuidados de higiene e atendimento com psicólogos, pedagogos, técnicos de enfermagem e assistentes sociais. A orientação sociofamiliar também é um componente essencial deste projeto, que busca não apenas atender necessidades imediatas, mas também promover a inclusão e a reabilitação social e profissional dos usuários.