23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Bombeiros

Número de mortos no Rio Grande do Sul chega a 154

Foto: Mauricio Tonetto / Secom

Nível do Guaíba está baixando, mas segue acima da cota de alagamento

O número de mortes confirmadas em decorrência das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul chegou a 154, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil gaúcha nesta sexta-feira (17). Cerca de 806 ficaram feridas e 98 pessoas ainda estão desaparecidas.

Desde o final de abril, as chuvas afetaram quase 2,3 milhões de pessoas em 461 municípios. Ainda de acordo com a Defesa Civil, 540 mil pessoas foram desalojadas e 78 mil estão nos diversos abrigos abertos nas cidades gaúchas.

 

Embora o Guaíba esteja em tendência de baixa em Porto Alegre, ele segue com o nível acima da cota de inundação, com 4,72 metros.

O fornecimento de luz e de água também continuam afetados em alguns lugares. Mais de 234 mil pontos ainda estão sem energia elétrica, o que corresponde s 6.3% do total de clientes da CEEE Equatorial e 4% da RGE Sul. A Corsan também informou que 4% do seu total se clientes segue sem abastecimento de água, com mais de 117,5 mil pessoas afetadas.

Reconstrução

Nessa quinta-feira (16), mais de 200 municípios gaúchos afetados pelas enchentes receberam as primeiras orientações para a elaboração de planos de trabalho de restabelecimento e reconstrução das áreas atingidas, em uma reunião promovida pelo Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução (EP2R).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Desde 1º de maio, 425 planos municipais já foram cadastrados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, com o objetivo de permitir o acesso aos recursos federais necessários para assistência humanitária, restabelecimento e reconstrução.