12 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

O que levar para comer na praia? Veja dicas e 3 receitas

Nutricionista lista 5 alimentos ideais e seguros para levar para a praia, que ajudam a driblar a fome e a desidratação

Você costuma comer só em barraquinhas e quiosques quando vai à praia? Isso não é exatamente um problema, mas levar lanchinhos e petiscos saudáveis para comer na praia é muito mais garantido. Além da economia, você corre menos riscos de sofrer com algum mal-estar, como desidratação ou intoxicação alimentar.

Mas o que levar para comer na praia? Para te ajudar com uma lista de alimentos e receitinhas deliciosas, o Band Receitas conversou com Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti e especialista em nutrição clínica e metabolismo, fitoterapia clínica e esportiva e nutrição materno-infantil.

5 alimentos ideais para comer na praia

1 – Líquidos à vontade: segundo Renata Guirau, é muito importante ter à disposição líquidos como água, água de coco e sucos naturais. Eles ajudam a refrescar e previnem a desidratação, que é muito comum em um dia de calor na praia (ainda mais se bebidas alcoólicas forem consumidas).

A quantidade de água varia um pouco de acordo com o peso corporal de cada um. “O ideal mínimo de ingestão de água é multiplicar o peso corporal por 35ml. Exemplo: uma pessoa de 70kg teria que ingerir no mínimo 2,5 litros de água. Em dias mais quentes, essa quantidade geralmente precisa ser maior, a depender da temperatura, do nível de atividade física e do que a pessoa come ao longo do dia”, explica a especialista.

2 – Frutas: elas são versáteis, práticas de levar e muito nutritivas. Além de ajudar a combater a desidratação, as frutas fornecem energia e repõem os eletrólitos que perdemos pelo suor nos dias mais quentes. Maçã, banana, melão e melancia são ótimas opções.

3 – Vegetais frescos: palitinhos de cenoura e pepino e espetinhos de tomate cerveja com manjericão são leves, refrescantes e nutritivos. As fibras presentes nesses alimentos também ajudam a aumentar a saciedade.

4 – Proteínas: para aguentar todo o esforço físico que realizamos na praia, é importante investir em alimentos que garantem bastante saciedade, como as proteínas.

“Peixes e queijo coalho são opções de fácil acesso nas praias e podemos preparar lanches caseiros de pão, tortilha ou tapioca com frango ou carne desfiada, por exemplo” sugere a nutricionista Renata Guirau.

5 – Petiscos e frutas secas: amendoim, castanhas, frutas secas e chips de vegetais são super práticos e funcionam para “enganar” a fome. As oleaginosas, por exemplo, são fontes de gordura boa e garantem saciedade por mais tempo. Já as frutas secas têm maior concentração de frutose e fornecem energia para o organismo.

A pedido do Band Receitas, Renata Guirau elaborou 3 receitas que funcionam muito bem na praia. Anote todas elas abaixo:

Wrap de frango com vegetais

INGREDIENTES

1 tortilha
2 colheres de sopa de frango desfiado
1 folha de alface
2 colheres de sopa de tomate picado em cubinhos
2 colheres de sopa de cenoura ralada
2 colheres de sopa de creme de ricota

MODO DE PREPARO

Faça uma pastinha com o frango, o creme de ricota, o tomate e a cenoura ralada. Abra a tortilha, acomode a folha de alface em seguida, espalhe a pasta de frango. Faça um rolinho e embrulhe no papel alumínio até a hora de consumir, mantendo sob refrigeração.

Chips de beterraba

INGREDIENTES

1 beterraba média
Sal, azeite e ervas a gosto

MODO DE PREPARO

Aqueça o forno a 180ºC. Fatie a beterraba o mais fino que você conseguir. Acomode em uma assadeira forrada com papel manteiga e tempere com o azeite, o sal e as ervas de sua preferência. Leve ao forno até que as fatias fiquem crocantes. Deixe esfriar antes de guardar para que o calor não prejudique a crocância.

Suco diurético

INGREDIENTES

200ml de água de coco
1 folha de couve sem o talo
1 colher de sopa de salsinha
1 rodela de abacaxi
Suco de 1 limão siciliano

MODO DE PREPARO

Bata tudo no liquidificador e beba sem coar.

 

Fonte: Band.com.br

Foto: Cristiano Estrela / Secom