26 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Obra da nova ponte da Lagoa da Conceição é iniciada em Florianópolis

Trabalhos começaram por um aterramento em rocha para abrigar a cabeceira desta que será a maior travessia do interior da Ilha

A Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta semana a construção da nova ponte da Lagoa da Conceição. Os trabalhos começaram pela construção de um aterro em rocha para abrigar a cabeceira da ponte, na área do Centrinho, onde já foi montado provisoriamente o canteiro de obras.

De acordo com a Prefeitura, a obra estruturante tem o compromisso ambiental de oxigenar a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena que fica no Campeche. Elas estão sendo conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.

Os benefícios de toda essa infraestrutura de ponta vão decorrer do fato de que a altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição e a ponte a ser edificada, será três vezes maior, se comparado à ponte existente. Isso porque, atualmente, na máxima maré, essa altura é de 1,80 metros, e passará a ser de seis metros. Sendo que a mesma proporção valerá para o vão livre, ou seja, o espaço para a passagem de embarcações sob a ponte, que hoje é de apenas nove metros e será de 30 metros.

 

De acordo com o projeto executivo, a nova ponte da Lagoa da Conceição ficará à direita da ponte atual – que encontra-se desgastada e subdimensionada para o fluxo de veículos da região – sentido Centrinho-Avenida das Rendeiras.

Terá estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com a seguinte conformação: duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de 2,80 metros de largura.

Fora da temporada

A Prefeitura de Florianópolis optou por iniciar efetivamente essa importante construção após o primeiro trimestre do ano, ou seja, fora da alta temporada, para evitar transtornos na mobilidade da Lagoa da Conceição, bastante procurada pelos turistas que visitam a Capital e pela própria população local.

Antes disso, havia sido feita a limpeza da área que abriga o canteiro de obras, a montagem dessa estrutura e as marcações topográficas. Futuramente, nesse espaço do canteiro será feito uma rótula que compõe o futuro sistema viário a ser implantado de acesso à nova ponte.

Foto: PMF/Reprodução

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano