15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Ônibus tomba em ribanceira e 12 pessoas ficam feridas em Lages

Ninguém sofreu lesões graves; passageiros viajavam do RS para Itapema

Um ônibus com 36 pessoas tombou na BR-282 em Lages, na Serra catarinense, na madrugada desta quarta-feira (14). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o veículo saiu da pista e caiu de uma ribanceira de aproximadamente cinco metros. Doze pessoas foram atendidas com lesões corporais, mas nenhuma em estado grave.

O acidente ocorreu por volta das 1h30, próximo ao trevo com a BR-116. O ônibus saiu de Erechim, no Rio Grande do Sul, e tinha Itapema, no Litoral Norte catarinense como destino.

Quando o socorro chegou no local do acidente, 20 pessoas ainda estavam dentro do ônibus e não conseguiam sair porque o veículo estava deitado e as portas obstruídas pela vegetação. Os socorristas precisaram cortar o para-brisa traseiro com uma serra sabre para ter acesso aos demais passageiros e retirá-los do veículo. Por conta da ribanceira acentuada, foi preciso utilizar um cabo de segurança para a retirada das vítimas.

 

Os 12 feridos, entre eles um menor de idade, tiveram escoriações, luxações, contusões e cortes no rosto e em membros e foram conduzidos a hospitais em Lages. Uma mulher ainda precisou ser imobilizada devido a politraumatismos. Após 40 minutos de ação das equipes, todos estavam fora do veículo, sem registros de óbitos ou lesões graves.

O restante dos passageiros foi retirado da chuva e encaminhado em segurança às instalações do 5º Batalhão de Bombeiros Militar. Os dois motoristas do ônibus ficaram cuidando dos pertences e em contato com a Polícia Rodoviária Federal.

Após algumas horas de espera, por volta das 5h os órgãos da Defesa Civil e Assistência Social foram acionados para dar suporte aos viajantes. Todos eles conseguiram abrigos temporários e hospedagem em hotéis para aguardar por outro ônibus de volta para Erechim no dia seguinte.

 

Foto: CBMSC