As cortinas do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC) serão abertas para a apresentação da primeira ópera brasileira no evento. A Onheama, assinada pelo amazonense Matheus Sabbá, será apresentada nos dias 23 e 24 de janeiro no Teatro Scar, em Jaraguá do Sul. Serão mais de 80 artistas no palco que vão interpretar a obra inspirada na mitologia amazônica.
Onheama, palavra que significa eclipse, vai mostrar quando Xivi, a onça celeste, devora Guaraci, o sol, e ameaça também Jaci, a lua, assim o mundo corre o risco de desaparecer na escuridão. É desse conflito primordial que nasce a jornada de Iporangaba, jovem guerreira que atravessa rios simbólicos e encontra figuras encantadas como o Boto e a Yara, em uma narrativa que costura ancestralidade, pertencimento e conexão com a natureza.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Na ópera a figura central deixa de ser um guerreiro para se tornar uma guerreira indígena. O gesto destaca o protagonismo feminino e o amadurecimento da personagem, ao mesmo tempo em que ecoa a força das mulheres amazônicas. Esta é a 21ª edição do maior festival-escola de música erudita da América Latina. O evento reúne centenas de jovens músicos do Brasil e do mundo e vai transformar Jaraguá do Sul em um território de encontros e da boa música.
Paraíso em colapso: Até quando Florianópolis aguenta o verão?
A Ilha de Santa Catarina durante todo o ano enfrenta gargalos comuns para as grandes metrópoles. Mesmo respirando o ritmo do mar e do vento, pulsa com passos apressados, sotaques misturados e trânsito complicado em diversas localidades e horários. No verão Florianópolis se transforma e abre os braços para receber dezenas de…





